Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RAPHA VÉLEZ

Desempregado, ex-ator da Globo é contratado pela Netflix de forma inusitada

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Rapha Vélez em vídeo de seu canal no YouTube; Netflix o contratou através das redes sociais - REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Rapha Vélez em vídeo de seu canal no YouTube; Netflix o contratou através das redes sociais

GABRIEL PERLINE

Publicado em 15/11/2018 - 6h04

Há três anos fora da TV após uma sequência de trabalhos na Globo, Rapha Vélez foi contratado pela Netflix de uma maneira inusitada: através do Facebook. Desde que perdeu o vínculo com a emissora, ele passou a fazer vídeos de humor nas redes sociais, com dublagens e sátiras de famosos. A brincadeira chamou a atenção da gigante de streaming, que o escalou para ser uma das vozes principais de Super Drags.

"Estava fazendo vídeos para as redes sociais e aí eu fiz um em cima de uma novela mexicana, brincando de dublagem. Depois de uns dias, mandaram uma mensagem na minha página do Facebook. Era o Fernando Mendonça [criador de Super Drags], que me falou que tinha um projeto. Eu não o conhecia e ele não falou onde seria exibida. Só me disse que era uma animação sobre drag queens", lembra.

Desempregado, Vélez não pensou duas vezes e aceitou o convite. Embora suas imitações de Marília Gabriela e Sonia Abrão fizessem sucesso na web, ele nunca havia feito um trabalho somente com a sua voz. "Depois de meses, ele me disse que a parceria com a Netflix tinha dado certo e eu nem acreditei", vibra. 

Rapha Vélez trabalhou na Globo durante quatro anos. Fez participações na novela Salve Jorge (2012), nas séries Macho Man (2011) e O Dentista Mascarado (2013), e no extinto Zorra Total entre 2014 e 2015. Ele deixou a emissora após a reformulação do humorístico e, depois disso, não voltou a trabalhar na TV.

"Neste tempo eu estava me virando com edição de vídeos e locuções. O convite para Super Drags veio num momento em que eu não sabia muito para onde ir na minha carreira. Queria fazer alguma coisa diferente e isso apareceu", diz.

Lady Elza, a vilã de Super Drags (Reprodução/Netflix)

Na animação de cinco episódios, Vélez dá voz a Lady Elza, a vilã da história que é obcecada pelo highlight [a alegria] dos gays. Ao roubar a energia vital dos membros da comunidade, ela fica com uma aparência mais jovem e com um corpo mais curvilíneo. Entre suas principais maldades está o sequestro da cantora pop Goldiva, interpretada por Pabllo Vittar.

"Recebi o briefing da Netflix de como seria a entonação de Elza, e aí eu criei essa voz de diva decadente, vilanesca, mexicanizada, uma coisa mais caricata, porém divertida. Aí funcionou, falaram que tinha todas as características amedrontadoras que ela precisava", celebra.

Bastante elogiada pela comunidade LGBT+ e recomendada pelo Notícias da TV, a animação colocou Rapha Vélez novamente em evidência no mercado e ele já assinou outros três contratos após ter sua atuação elogiada em Super Drags.

"Sempre gostei de fazer vozes, de brincar de dublagem, mas nunca tinha feito uma dublagem de fato. Por conta disso, o próprio Fernando me indicou para um projeto infantil que estava buscando vozes originais. Fiz o teste e passei. Acabei abrindo as portas para outro universo. Já fiz três produções originais com voz desde que ele me chamou para Super Drags", comenta.

A versatilidade em transitar entre vozes masculinas e femininas acabou lhe rendendo um contrato com um canal da TV paga. Na semana passada, ele gravou, como protagonista, o episódio de uma série policial prevista para 2019.

"Fui convidado porque meu personagem, um criminoso, em algum momento faz uma voz feminina. Tomara que essa vitrine maravilhosa que é a Netflix sirva para me conhecerem melhor e me chamarem para outros trabalhos", adianta.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.