Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CARROS ELÉTRICOS

Sem Fox Sports, TV Cultura assume transmissões da Fórmula E

DIVULGAÇÃO/FÓRMULA E

Carros elétricos da Fórmula E perfilados no grid

Fórmula E, categoria de carros elétricos, será exibida na TV Cultura em 2021

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/2/2021 - 18h58

A TV Cultura anunciou nesta segunda (22) que irá exibir em 2021 as corridas da Fórmula E, principal categoria mundial de carros elétricos. Será a primeira vez que o campeonato, conhecido pela sustentabilidade, será transmitido na TV aberta no Brasil. Antes, o Fox Sports era dono dos direitos de transmissão, dos quais abriu mão depois de seis temporadas.

A Fórmula E sempre foi transmitida no Brasil pelo Fox Sports, que era responsável pelas transmissões desde a primeira temporada, em 2014. No entanto, após a fusão com a ESPN, o canal esportivo da Disney não renovou o contrato.

Diretor de Esporte da TV Cultura e apresentador do programa Revista do Esporte, Vladir Lemos considera que o acordo para televisionar a categoria elétrica é importante para fortalecer a grade esportiva da emissora e criar vínculo com novos telespectadores.

"A parceria com a Fórmula E é um grande momento para a emissora. Não só pela afinidade de valores, a preocupação com a questão da sustentabilidade, o meio ambiente, mas também por ser um campeonato pensado para promover a interatividade com o telespectador e por ser, ao mesmo tempo, uma oportunidade de se aproximar de um novo público. Além de fortalecer nossa grade de eventos esportivos", avaliou o jornalista.

O digital da emissora também terá destaque. As redes sociais e o site contarão com comentaristas diferentes, câmeras exclusivas direcionadas aos competidores brasileiros e exibição dos treinos livres. Tal dinâmica se repetirá ao longo do ano. Na televisão, somente as corridas e os treinos classificatórios serão exibidos na íntegra.

O campeonato também investe em interatividade entre os espectadores, com o Virtual Allianz E-Village. A iniciativa traz conteúdo ao vivo do paddock, com participação via comentários e hashtags, bastidores, entrevistas exclusivas, autógrafos digitais e uma sessão de perguntas e respostas com os pilotos.

A primeira etapa do principal e primeiro campeonato de carros elétricos acontece na Arábia Saudita, no circuito urbano de Al Diriyah. Na disputa estão dois brasileiros: Lucas di Grassi, da Audi, e Sérgio Sette Câmara, da Penske.

Com corridas duplas, o primeiro grid será realizado na próxima sexta-feira (26) e o segundo, no sábado (27). A partir das 10h, a TV Cultura exibe os treinos classificatórios e, às 14h, as corridas oficiais, com comentários de Fábio Seixas, jornalista especialista em automobilismo, e narração de Marco de Vargas, ex-locutor do Fox Sports.

Categoria sustentável

Com foco na sustentabilidade, a Fórmula E foi criada para revolucionar e reinventar o automobilismo. As corridas, feitas em circuitos urbanos em países diferentes, têm como objetivo inspirar gerações a adotar a mobilidade sustentável, já que são utilizados apenas carros elétricos, que não emitem gases poluentes.

A competição tem dois títulos separados: um dedicado aos pilotos e o outro às equipes. Ao final da temporada, ganha o piloto que tenha acumulado mais pontos durante os sete meses de campanha. Já o campeonato é decidido pelo cálculo das pontuações dos dois pilotos de cada escuderia.

A disputa segue um sistema de pontuação padrão, usado em outras categorias sancionadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), concedendo pontos aos dez primeiros colocados.

A Fórmula E 2021 é formada por 14 etapas disputadas em 12 cidades pelo mundo. São 12 equipes e 24 pilotos na disputa. Após o circuito árabe, será a vez da Itália receber a competição, em Roma, no dia 10 de abril.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.