Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SAÚDE DO PATRÃO

SBT Brasil transforma internação de Silvio Santos em nota de rodapé; saiba o motivo

REPRODUÇÃO/SBT

Marcelo Torres de terno e gravata na bancada do SBT Brasil, com uma imagem de Silvio Santos exposta no telão ao fundo

Marcelo Torres na bancada do SBT Brasil; telejornal fez uma rápida menção ao estado de saúde de Silvio Santos

Explorada com sensacionalismo e à exaustão por emissoras concorrentes e canais de notícias, como Record e CNN Brasil, a internação de Silvio Santos  por Covid-19 quase ficou de fora da pauta do SBT Brasil, e acabou transformada em uma simples "nota de rodapé" na edição de sexta-feira (13). E o motivo é uma regra de longa data: o patrão não autoriza ser notícia nos telejornais de sua própria emissora.

Fontes do Notícias da TV informaram que a abordagem sobre o estado de saúde do dono da emissora foi tema de uma longa deliberação entre Monica D'Alfonso, a nova chefe de Redação do SBT Brasil, e José Occhiuso, diretor de Jornalismo do SBT. Eles só colocaram no ar porque receberam autorização de outros executivos, que pediram uma abordagem tímida, breve e positiva.

Silvio Santos impôs como regra em sua emissora a proibição de ser tema de reportagens de seus telejornais. Ele sempre considerou a exposição desnecessária, e impediu que até mesmo situações positivas sobre sua vida pessoal e a de sua família fossem abordadas nos noticiários.

Mas desta vez o Jornalismo avaliou que era necessário usar seu espaço para tranquilizar os fãs da emissora e de Silvio, e por essa razão usaram uma abordagem mais sóbria, e com um leve tom de animação por parte do âncora Marcelo Torres, que até sorriu ao final da leitura da nota.

"O empresário e apresentador Silvio Santos, de 90 anos, testou positivo para a Covid-19. Ele está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e seu estado de saúde é muito bom", disse o âncora, dando ênfase ao "muito bom". Na sequência, ele leu o post de Patricia Abravanel nos Stories e encerrou desejando o "pronto restabelecimento", com um sorriso no rosto.

A nota completa ocupou apenas 48 segundos do SBT Brasil, e se limitou a mostrar o print da mensagem da apresentadora do Vem Pra Cá e uma imagem de arquivo do dono da emissora.

A foto também foi motivo de debate nos bastidores. Chegou a ser cogitada a possibilidade de apenas fazer uma leitura do texto da filha do patrão, mas depois optaram por ilustrar a nota.

"Nosso pai está clinicamente bem, daquele jeito que a gente ama. Brincando com todos, fazendo piadas, curioso, descontraindo o ambiente. Mas testou positivo para Covid-19 e, por conta da idade e necessidade de exames frequentes, os médicos decidiram interná-lo. Logo mandaremos notícias", escreveu Patricia nos Stories do Instagram.

Silvio tem 90 anos e já foi imunizado com as duas doses da vacina contra a Covid-19. Ele havia retornado aos estúdios da emissora no final de julho, quando retomou a gravação de sua atração dominical, com plateia limitada.

Assista à "nota de rodapé" do SBT Brasil sobre o estado de saúde de Silvio Santos:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.