Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Direitos esportivos

SBT acusa Globo de sabotar Copa do Nordeste para esvaziar transmissão

Williams Aguiar/Sport

O atacante do Sport Rogério disputa a bola com o lateral Ezequiel, do Cruzeiro, pelo Brasileirão - Williams Aguiar/Sport

O atacante do Sport Rogério disputa a bola com o lateral Ezequiel, do Cruzeiro, pelo Brasileirão

RUI DANTAS

Publicado em 20/9/2018 - 6h39

O diretor do SBT Nordeste Cyro Thomaz acusa a Globo de tentar sabotar a Copa do Nordeste, torneio que reúne os principais clubes de futebol da região. Ele diz que a emissora pressionou o Sport a não participar do campeonato e assim esvaziar as transmissões, cujos direitos foram obtidos pela rede de Silvio Santos em 2018. O clube de Recife cedeu à Globo, ficou fora da edição deste ano e não disputará a próxima.

"O Sport não participou do campeonato em 2018 por influência direta da Globo", afirma Thomaz. "Fizemos um almoço nesta semana com todos os presidentes dos clubes participantes para desmentir os boatos de que a Copa não ia acontecer e assegurar a todos que, sim, a Copa do Nordeste vai existir em 2019 com a transmissão do SBT", assegura.

"A Globo não trabalha no cenário futebolístico com a possibilidade de que um torneio importante seja exibido por uma concorrente. Ela é capaz de criar um campeonato paralelo, se for o caso, só para inviabilizar a transmissão das outras emissoras."

A Globo nega as acusações. Por meio de nota, afirmou "que não interfere nas decisões dos clubes de participarem ou não de competições: isso cabe a cada clube". Procurado pelo Notícias da TV, o Sport não quis se pronunciar sobre o assunto. Reservadamente, dirigentes do clube comentam que o campeonato é deficitário. Porém, com 2,4 milhões de ingressos vendidos e estádios lotados, os demais participantes afirmam o contrário.

A Copa do Nordeste é o único campeonato relevante do futebol brasileiro que não é exibido pela Globo. O Sport já foi três vezes campeão e, na sua última participação, em 2017, ficou em segundo lugar. Sua ausência neste ano prejudicou o torneio.

No início de 2018, o clube quase fechou contrato de exclusividade para a transmissão de seus jogos na TV paga com o Esporte Interativo, que em agosto encerrou suas operações na TV por assinatura, limitando-se aos meios digitais.

De última hora, antes do fechamento do contrato, o clube nordestino desistiu e assinou com o Grupo Globo. Os valores desse acordo não foram revelados. Em 2017, o Sport recebeu R$ 35 milhões pelos direitos de transmissão em televisão, segundo estudo realizado pelo banco Itaú e lançado na terça-feira (18).

Neste ano, esse valor deve aumentar substancialmente, acreditam fontes do mercado, em consequência do acordo fechado no ano passado com a Globo e da "fidelidade" à rede da família Marinho ao boicotar a Copa do Nordeste.

gabriel cardoso/sbt

O diretor do SBT Nordeste, Cyro Thomaz, em apresentação da Copa do Nordeste 2019

Transmissões no SBT
A Copa do Nordeste terá a participação de 16 equipes e transmissão às terças, às 21h45, e aos sábados, às 16h, somente para as afiliadas do SBT na região, a partir de janeiro. O campeonato vai até maio e contará com dois grupos de oito.

Classificam-se quatro de cada chave, que fazem as quartas-de-final, em jogos de ida e volta. Os vencedores dos confrontos passam às semifinais, também em modo mata-mata, e depois às finais, igualmente com um jogo de ida e outro de volta.

Segundo o diretor comercial nacional do SBT, Marcelo Parada, cada uma das cotas de patrocínio custará R$ 38 milhões (valor de tabela cheia). "Esperamos aumentar em pelo menos 50% o número de anunciantes durante as transmissões dos jogos, passando de quatro para seis", diz.

Com a edição de 2018 da Copa do Nordeste, o SBT teve média de 10,2 pontos no Ibope em Salvador e foi líder de audiência durante 97 minutos na cidade, somadas todas as transmissões de partidas.

Em Fortaleza, o SBT local passou 49 minutos na liderança e teve média de 8,8 pontos. Já em Recife, obteve 7,3 pontos e liderou durante 59 minutos.

Entre os clubes confirmados para a edição 2019 do campeonato, estão Bahia, Vitória, Ceará, Fortaleza, Náutico e Santa Cruz.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.