GAROTA INTERROMPIDA
REPRODUÇÃO/BAND
Roberto Justus e Vivianne Brafmann na sala de reuniões que antecedeu demissão em O Aprendiz
GABRIEL PERLINE
Publicado em 27/3/2019 - 6h48
Roberto Justus foi alvo de críticas por parte da audiência feminina da Band durante a exibição do episódio mais recente de O Aprendiz, na segunda-feira (25). Ele interrompeu com muita frequência a conselheira Vivianne Brafmann durante o processo de demissão da youtuber Rúbia Baricelli e foi acusado de praticar manterrupting.
O apresentador cortou a fala de Vivianne em seis momentos. Atropelou a conselheira e não a deixou concluir as falas e tampouco seguir sua linha de raciocínio na sala de reuniões.
Curiosamente, em nenhum momento Roberto Justus atravessou a fala de José Roberto Marques, seu segundo conselheiro. Houve um momento constrangedor, em que o apresentador cortou Vivianne e passou a palavra para o coach, pedindo a ele uma explicação melhor elaborada.
No episódio de estreia, exibido em 18 de março, Justus cortou Vivianne uma vez, no momento em que ela tentou explicar para PC Siqueira o motivo de o influenciador e seu grupo terem sido derrotados na prova do dia. O apresentador assumiu a fala e a câmera mostrou a conselheira apenas assentindo com a cabeça.
Vencedora da primeira edição de O Aprendiz, exibida em 2004 pela Record, Vivianne tem mostrado vigor em suas participações nesta edição. Por mais que Justus atravesse suas falas ou a interrompa, ela sempre consegue trazer o direito de fala para si, e dá respostas e faz avaliações muito mais contundentes que o coach queridinho do apresentador.
Interromper Vivianne não é uma atitude exclusiva de Justus. O youtuber Carlos Santana, que enfrentou a sala de reuniões nos dois episódios, praticou manterrupting com a conselheira nas duas vezes em que quase foi demitido.
"Mano, o Justus não deixa a mulher do lado dele falar. Ele vangloria o homem que é coach e dá espaço, mas com a mulher ele simplesmente começa a atropelar a fala dela. Aaaaaa, que agonia", observou a telespectadora Mirela Damasceno no Twitter.
Manterrupting é o resultado da junção de duas palavras da língua inglesa: "man" (homem) com "interrupting" (interrompendo), que quando lidas e pronunciadas sequencialmente resultam em "manterrupting".
O termo tem sido aplicado em homens que têm por hábito interromper uma mulher durante seu discurso, atravessando suas falas e tentando complementar suas linhas de raciocínio, impedindo que ela faça isso por conta própria.
Em dezembro, a atriz e youtuber Kéfera Buchmann chegou a discutir ao vivo com um rapaz da plateia do Encontro, na Globo, que tentou explicar a ela o que era feminismo e tentou interrompê-la enquanto discursava sobre sua visão sobre o tema.
"Agora você está manterrupting, que é quando você tenta interromper uma mulher explicando o feminismo pra ela. Não é assim", cortou a influencer. "Wallace, entenda: não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar. Você não tem que ensinar pra gente", completou a Mariane de Espelho da Vida.
Colaborou DÉBORA LIMA
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.