Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MULHERES NO FUTEBOL

Renata Silveira estreia como narradora na ESPN com Champions feminina: 'Emoção'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Imagem de Renata Silveira na cabine de transmissão do Fox Sports durante a Copa do Mundo em 2018

Renata Silveira durante a Copa do Mundo em 2018; jornalista vai narrar Champions League feminina

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 20/8/2020 - 16h55

Renata Silveira fará sua estreia como narradora de futebol na ESPN Brasil na sexta (21), às 13h (horário de Brasília), com o duelo entre Atlético de Madrid e Barcelona, válido pelas quartas de final da Champions League Feminina. "A ficha está caindo ainda, com certeza, é muita emoção", comemora ela em entrevista ao Notícias da TV.

Esta também é a primeira vez que o Brasil terá a transmissão de outras etapas da competição. Antes, a ESPN costumava a exibir apenas a final da liga feminina, sempre com narrações masculinas. "No futebol feminino, a gente precisa de mais espaço, mais representatividade, então a responsabilidade aumenta, são jogos muito importantes", disserta a narradora.

No sábado (22), Renata também fará a narração de outro jogo das quartas, com o duelo entre Lyon e Bayern de Munique, às 15h. A junção do Fox Sports com a ESPN foi fundamental para dar esse passo, já que os canais Fox mantêm uma tradição de transmitir jogos com narração feminina desde 2018, sempre em competições grandes como Libertadores, Champions League e Copa do Mundo.

A conquista de espaço, principalmente diante de um jogo feminino que terá uma grande transmissão, é importante para que as mulheres se sintam cada vez mais representadas no futebol. "É uma evolução que parece lenta, mas é muito importante, não só dentro de campo", analisa a jornalista.

"Assim como a gente quer ver o futebol feminino crescendo, e quem sabe um dia se igualando ao masculino, também tem a questão das jornalistas esportivas, mulheres que estão nas bancadas comentando, apresentando, fazendo reportagem e agora, narrando também", completa ela.

Renata começou a carreira como narradora em 2014, durante a Copa do Mundo que foi sediada no Brasil, pela Rádio Globo. "Tinha uma rejeição bem grande [do público], era muito novo. Eu nunca tinha visto uma mulher narrando uma partida de futebol", relata, afirmando que as críticas --e ofensas-- a motivaram a crescer. "É um combustível, te motiva a provar que você é capaz, que tem competência", diz.

Em 2018, Silveira foi uma das vencedoras do concurso Narra Quem Sabe, do Fox Sports, para mulheres narrarem a Copa do Mundo pela primeira vez, e acabou sendo contratada mais tarde. "A rejeição ainda era bem grande. Mas de 2018 para cá, isso mudou. A recepção do público evolui conforme as mulheres ganham espaço", ressalta a jornalista.

Recentemente, ao lado de Lívia Nepomuceno, Renata comandou uma equipe de transmissão inteiramente feminina para a final da Copa do Nordeste. "Fiquei muito surpresa com a repercussão, porque pensei: 'Nossa, vai ter muita gente falando mal, dizendo que não combina, que lugar de mulher não é aqui, aquelas ofensas que até hoje a gente recebe. Mas foi maravilhosa", comemora.

Champions League Feminina ao vivo

De 21 a 31 de agosto, a ESPN transmitirá quartas, semifinais e final da competição europeia feminina. Confira abaixo os jogos que acontecerão entre sexta e sábado:

Sexta (21):
13h - Atlético de Madrid x Barcelona - ESPN Brasil, com narração de Renata Silveira
13h - Glasgow City x Wolfsburg - App da ESPN, com narração em inglês

Sábado (22):
15h - Lyon x Bayern de Munique - ESPN Brasil, com narração de Renata Silveira
15h - Arsenal x Paris Saint-Germain - ESPN, com narração de Fernando Nardini


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.