Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REESTREIA NA MTV

Relação aberta e sexualidade fluida: Novo Beija Sapo é retrato de geração Z

DIVULGAÇÃO/MTV

Valentina Bandeira sorrindo, de vestido preto curto, sentada numa cadeira carregada por dois homens com fantasia de sapo, no estúdio do programa Beija Sapo

Valentina Bandeira carregada por "sapos" no programa Beija Sapo, que ela apresenta na MTV

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 17/9/2023 - 8h25

Programa de formação de casais que fez sucesso na MTV nos anos 2000, o Beija Sapo está de volta a partir deste domingo (17). A versão atual foi totalmente repaginada, com nova apresentadora, novo cenário e novas condutas de relacionamento e sexualidade entre os participantes. Agora, os "sapos" e "príncipes/princesas" são em grande parte integrantes da geração Z e demonstram ter orientações mais abertas, fluidas e conscientes de suas sexualidades, identidades e formatos de relações.

No ar originalmente entre 2005 e 2007, o Beija Sapo foi apresentado por Daniella Cicarelli e tinha o seguinte formato: uma moça ou um rapaz eram a princesa ou o príncipe do dia. Três pretendentes eram os "sapos", pessoas dispostas a mostrarem suas características e desenvolturas para conquistarem os protagonistas, por meio de perguntas e respostas, provas e declarações de amor.

A maior parte dos episódios seguia uma linha heteronormativa, com homens tentando conquistar mulheres e vice-versa, sem menções a questões como bissexualidade, identidades de gênero ou relacionamentos abertos, por exemplo. Houve poucos episódios com participantes homossexuais.

Agora, no novo Beija Sapo, apresentado por Valentina Bandeira, estas questões estão presentes o tempo todo, mas não como algo didático ou uma causa a ser defendida. Elas surgem naturalmente entre as conversas.

Num episódio, por exemplo, a participante principal é uma mulher trans, cujo coração é disputado por três homens cis. Entre eles, há quem beije meninos e meninas, enquanto outro já avisa que não é monogâmico e está num relacionamento aberto.

Além disso, a cultura de aplicativos de relacionamento está muito presente na nova versão do programa. O novo Beija Sapo é patrocinado por um dos maiores aplicativos deste gênero no mundo, e uma das provas é focada na análise dos perfis dos sapos nesta plataforma.

Algo do tipo nem de longe existia no Beija Sapo original, quando a principal rede de relacionamentos no Brasil era o Orkut, acessado apenas por computadores (nem smartphones estavam presentes no dia a dia).

divulgação/mtv

Beijo triplo no Brejódromo do Beija Sapo

A pegação, no entanto, continua quente. A cada bloco, a princesa/o príncipe elimina um dos sapos da disputa, e o eliminado nunca sai na seca. A pessoa vai para uma área do estúdio conhecida como Brejódromo, onde pode ter uma nova chance com alguém da plateia.

Com frequência, o eliminado ganha uma certa vantagem: muitos dos beijos que ocorrem nessa área são triplos, sob muitos aplausos e gritos do público, além do olhar de surpresa e susto de Valentina Bandeira. A apresentadora se diverte com os participantes e incentiva a pegação e o romance.

Essencialmente, o novo Beija Sapo segue estrutura bem parecida à do programa original e conserva a nostalgia de quem lhe assistiu nos anos 2000. Mas as mudanças de uma nova geração se impõem e acabam com qualquer possibilidade de caretice, preconceito e puritanismo.

O Beija Sapo estreia neste domingo, às 21h, no canal MTV da Pluto TV. Na segunda (18), no mesmo horário, será transmitido na MTV.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.