SEM AUTORIZAÇÃO
REPRODUÇÃO/SHOWTIME
Michael C. Hall protagonizou Dexter (2006-2013); série virou caso de Justiça envolvendo a RedeTV!
A RedeTV! foi condenada a pagar R$ 1 milhão por danos materiais ao funkeiro Amilcar Rosa Filho, o MC Amilcka, por ter tocado a música Som de Preto na trilha sonora da série Dexter (2006-2013) sem autorização do cantor. A decisão, da 3ª Vara Cível da Comarca de Niterói (RJ), ainda diz que a emissora deve pagar mais R$ 250 mil por danos morais.
Ambos os valores devem ser corrigidos monetariamente e acrescidos dos juros de 1% ao mês, a contar da data da sentença. Além disso, a RedeTV! terá que arcar com os custos do processo e os honorários dos advogados, que representam 10% sobre o valor da condenação.
A condenação foi baseada na Lei 9.610/98, que regula os direitos autorais e entende a denominação dos mesmos ao autor. O artigo 24 especifica "o direito de reivindicar a autoria da obra a qualquer tempo; o de ter o seu nome indicado ou anunciado na utilização da obra; o de assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificações; o de modificar a obra e o de retirá-la de circulação".
"Com relação aos danos patrimoniais, verifica-se que o Autor tem direito ao aproveitamento econômico de sua obra, que se opera através de sua reprodução, publicação, apresentação ou utilização remunerada", informa um trecho da decisão.
"Cede-se a obra, ou a sua exploração econômica, mas a autoria nunca. Deve-se considerar, ainda, o tempo de exposição da obra. Não há nos autos comprovação de que o Autor tenha cedido a obra ou sua exploração econômica à Ré. Restou constatada a inclusão da música 'Som de Preto' do autor no seriado Dexter, de propriedade da Discovery Inc., e exibido pelas suas afiliadas sem a devida autorização legal."
A produção norte-americana protagonizada por Michael C. Hall foi exibida na programação da RedeTV! entre 2010 e 2012. A canção Som de Preto teria sido executada durante 41 segundos no sexto episódio da quinta temporada da série. A ação foi aberta por MC Amilcka em 2013, mas a decisão só foi publicada no início deste mês.
Em nota enviada ao Notícias da TV, a emissora declarou apenas que "não comenta processos em andamento". A RedeTV! ainda pode entrar com um recurso.
O compositor Amilcar Rosa Filho também move processos judiciais pelo mesmo motivo contra a Discovery Brasil, a Paramount e a Fox Film.
A Discovery é a detentora dos direitos sobre Dexter, porém, não solicitou ao autor a autorização para que terceiros veiculassem a música na série, conforme manda a lei, nem repassou os direitos autorais a ele. A produtora já tentou três recursos para embargar o processo, mas não conseguiu.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.