ELEIÇÕES 2022
DIVULGAÇÃO/PT E PL
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) são líderes nas pesquisas para presidente
A veiculação do horário eleitoral na TV e no rádio começa nesta sexta (26) e impactará na programação das emissoras brasileiras. Serão 50 minutos diários de espaço destinado aos concorrentes nos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual falarem com os eleitores.
Empresas como Globo, Record, SBT e Band ainda precisarão reservar outros 14 minutos de seus intervalos comerciais todos os dias para passar inserções que variam de 30 a 60 segundos.
O primeiro dia de horário eleitoral, na sexta, será destinado aos candidatos ao governo estadual --o outro dia deles será às segundas. A campanha para a corrida ao Senado e Assembleias do Estado ficou reservada para quarta. Terças, quintas e sábados são para presidenciáveis e deputados federais. Não há bloco de programa político aos domingos.
Os vídeos com os pedidos de votos na TV e no rádio serão exibidos entre 26 de agosto e 29 de setembro no primeiro turno --as eleições acontecem em 2 de outubro. No segundo turno, acontecerão entre 7 e 28 de outubro.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) dividiu o tempo e a quantidade de inserções que cada partido terá na TV. O órgão explicou o critério:
Pela regra, só têm direito ao horário eleitoral os partidos políticos que obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 3% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 2% dos votos válidos em cada uma delas; ou tiverem elegido pelo menos 15 deputados federais em pelo menos um terço das unidades da Federação.
Veja abaixo como ficou o tempo de cada candidato à Presidência:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.