ELEIÇÕES 2022
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT); candidatos à presidência participam de debate
O primeiro debate para as eleições presidenciais de 2022 ocorre neste domingo (28), a partir das 21h. O encontro será exibido ao vivo na TV aberta por Band e Cultura, nas rádios BandNewsFM e Bandeirantes, nos canais por assinatura BandNews, Terraviva e AgroMais, nos sites do UOL e da Folha de S.Paulo e também no YouTube.
O evento será realizado por um pool formado por Band, Cultura, UOL e Folha de S.Paulo. Os veículos convidaram os candidatos mais bem colocados nas pesquisas: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (PMDB), Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).
O debate terá três blocos e, caso algum candidato não compareça aos estúdios da Band em São Paulo, o púlpito ficará vazio. Todos os candidatos podem pedir direito de resposta caso sofram algum tipo de ofensa moral ou pessoal.
"Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra. O mediador submeterá a avaliação ao comitê formado por quatro jornalistas do pool e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento do pedido de resposta, serão concedidos 45 segundos", explica a Band.
O evento terá três blocos. Os dois primeiros serão comandados pelos jornalistas da Band Eduardo Oinegue e Adriana Araújo. O último bloco será encabeçado pelos jornalistas Fabíola Cidral, do UOL, e Leão Serva, da Cultura.
No primeiro bloco, todos os candidatos terão um minuto e meio para responderem a perguntas programáticas. Será uma questão para cada um dos candidatos. A ordem das perguntas seguirá a posição dos políticos no estúdio, que foi definida em sorteio: D'Avila, Soraya, Simone, Bolsonaro, Lula e Gomes.
Após essa primeira rodada, ocorrerá o confronto direto: cada candidato escolhe um oponente para responder a sua pergunta. O tempo da pergunta é de um minuto. A resposta e a tréplica ocuparão um total de quatro minutos (administrado pelo candidato que responde a pergunta), e a réplica será de um minuto. Todos irão perguntar e responder, na seguinte ordem: Bolsonaro, Gomes, D'Avila, Soraya, Lula e Simone.
No segundo bloco, seis jornalistas do pool fazem as perguntas aos candidatos e escolhem quem comentará essas respostas. O tempo é de um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário.
O candidato que responder terá quatro minutos para realizar a resposta e a réplica, e pode dividir esse tempo da maneira como preferir. Todos os políticos responderão e comentarão.
No terceiro bloco, ocorrerá um novo confronto entre os candidatos, na seguinte ordem definida em sorteio: Simone, Soraya, Gomes, Bolsonaro, Lula e D'Avila. A perguntará deverá ser feita em um minuto, a resposta e a tréplica ocuparão quatro minutos, e a réplica será de um minuto.
Em seguida, será realizada mais uma rodada de perguntas programáticas aos candidatos. Cada pergunta será feita para dois candidatos, que terão um minuto cada para responder o questionamento. Nesta etapa, a ordem será: Gomes, Soraya, Lula, Simone, D'Avila e Bolsonaro.
No final do evento, cada candidato terá dois minutos para suas considerações finais, em ordem invertida ao início do debate. Assim, Gomes se despedirá primeiro, depois Lula, Bolsonaro, Simone, Soraya e D'Avila.
Segundo o pool, os seis principais candidatos à presidência foram convidados para o debate. São eles:
Além da transmissão na TV aberta, na TV por assinatura e nas rádios, o debate poderá ser acompanhado pelas páginas do UOL e da Folha de S.Paulo, além do canal do YouTube Band Jornalismo.
Nas plataformas digitais, a partir das 20h15, será transmitida a Sala Digital, parceria da Band com o Google e o YouTube. O programa especial analisará a "temperatura" da repercussão digital do evento, com os dados sobre as buscas sobre o debate no Google e as análises desses dados.
Na sexta (26), Bolsonaro afirmou que nem ele mesmo sabe se irá ao debate ou não. "Eu devo estar no domingo. Não estou batendo o martelo, mas devo. No momento achava que não devia ir, agora acho que devo ir", afirmou o político em entrevista ao Pânico, da Jovem Pan.
Fontes do Notícias da TV na Band informaram que a emissora aguardará até o último minuto para a chegada, ou não, de Bolsonaro. Caso ele não compareça, o púlpito ficará vazio.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.