Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DILEMA DAS NOTAS

Provocação de Leifert na Super Dança deixa jurados em saia-justa com famosos

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem de fotos com Tiago Leifert e Rafa Kalimann na Super Dança dos Famosos, da Globo

Tiago Leifert provocou o júri técnico da Super Dança dos Famosos, e Rafa Kalimann ficou numa saia-justa

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 4/7/2021 - 6h20

Na Super Dança dos Famosos do domingo passado (27), Tiago Leifert decidiu colocar uma marca digna do Big Brother Brasil com um momento fogo no parquinho. Em um tom provocativo, o apresentador do dominical soltou que os jurados artísticos banalizaram a nota máxima e deveriam ser mais rigorosos, "polêmicos". Rafa Kalimann, que estava na bancada, aceitou o conselho e ficou em uma saia-justa com a eliminada Mariana Santos e seu professor.

O 9,8 da vice-campeã do BBB20 tirou a humorista e o dançarino Élcio Bonazzi da competição. O casal ficou por um décimo de ao menos empatar com Robson Caetano e Beatriz Larrat, que levaram um 10 da apresentadora do Casa Kalimann e se salvaram na repescagem.

Rafa também deu 9,8 para os outros eliminados, Nelson Freitas e Paula Santos, e foi a única do júri artístico que soltou um 9,9 para Rodrigo Simas e Natália Ramos, os melhores da noite --Caio Ribeiro, Wesley Safadão e até Claudia Mota (jurada técnica) deram 10 para o ator e a dançarina.

Mariana e Élcio Bonazzi foram os primeiros que se apresentaram na semana passada. "Você traz tanta felicidade, você tem um carisma tão grande que a gente tem vontade de trazer essa energia pra perto. Foi lindo. A minha nota, vou ser criteriosa, vai ser 9,8", avaliou a participante do BBB20.

A humorista fez uma expressão de descontentamento com a avaliação no mesmo instante. Veja na imagem abaixo:

Mariana não gostou de nota 9,8

Já Tiago Leifert, que poucos minutos antes tinha provocado os jurados, comemorou. "Eu quero polêmica", disse ele. Na abertura do programa, ao interagir com Mariana e os convidados, o apresentador comentou que, nas vezes em que tinha sido convidado pelo então titular Fausto Silva, ele dava 9,6 ou 9,7 nas suas avaliações.

A comediante havia dito que o problema de receber uma nota abaixo de 9,9 dos artistas é que isso pode acabar com a trajetória dentro da competição, justamente o que aconteceu com ela naquela dia. O professor Élcio Bonazzi não gostou da justificativa de Rafa Kalimann e reclamou no Instagram:

Parceira, minha tristeza maior é não poder dançar mais e mais com você! Estamos expostos a julgamentos, aceitamos isso ao entrar na competição, pessoas que não entendem nada de dança dando nota para nosso trabalho. Aceito derrota justa. Aceito perder quando o critério é justo e concreto. Nesse caso, sou sincero de dizer que não estou contente e me sentindo injustiçado. Tenho a certeza de que fizemos um lindo trabalho! Você é espetacular. Olha a comoção na internet pra provar isso. Obrigado por tudo, Mariana Santos, te conhecer foi o melhor presente desse trabalho. Aproveitei cada minuto e sou grato.

Depois, o dançarino apagou a publicação. Mariana Santos fez um post em que exaltava a parceria com Bonazzi, sem indiretas a Rafa. Nos comentários, porém, seguidores fizeram questão de lembrar a avaliação da influenciadora digital.

"Rafa Kalimann estava achando que era júri técnico, só pode. Vocês foram injustiçados, porque dançaram mil vezes melhor do que o Robson Caetano", opinou uma fã identificada como Wanessa. "Foi lindo, não entendi as notas da Rafa. Foi totalmente sem critério", observou Luis Antonio.

Confira a publicação abaixo:

Tradição por notas altas

A nota 10 se tornou quase que uma tradição no quadro do extinto Domingão do Faustão (1989-2020). Quando avaliados com médias menores pelos colegas de profissão, alguns dos famosos que estão na disputa da Dança não aceitam bem. Além dos próprios telespectadores, que se revoltam ao ver seu candidato favorito perdendo décimos.

Com medo dessa reação, os artistas no júri nunca dão notas menores do que 9,0. E, mesmo quando chegam a isso, são duramente criticados. Alguns precisam até pedir desculpa pela avaliação.

Em 2019, Fábio Porchat contou que tinha vivido essa experiência ao avaliar Bruna Marquezine mal em 2013. "A única vez que vim ser jurado aqui me lembro que a Carol Castro dançou, maravilhosa, e a Bruna Marquezine estava aqui. E eu dei um 9,8 ou 9,9. Meu amigo, nós cortamos relações, e o fã-clube da Bruna ficou bravíssimo", relatou o apresentador do GNT.

Na verdade, a nota que o comediante deu para a atriz da Globo foi um 9,0. Ele chegou a ser vaiado pela plateia do Domingão. "Vocês dão as notas que vocês querem. Deixa ele dar a nota dele, gente", pediu Fausto Silva na ocasião. A "treta" com Bruna Marquezine só foi resolvida três anos depois.

O público já está tão acostumado a ver apenas notas altas nos quadros do Domingão que um 9,0 parece estar muito fora da curva. A atriz Carolina Kasting causou um rebu nas redes sociais após ter dado essa nota para Mariana Xavier na Dança dos Famosos, em 2017.

A atriz disse que não considerava 9,0 ruim, mas fãs de Mariana ficaram indignados e chamaram Carolina de gordofóbica. Ela teve que publicar um comunicado em que afirmava que não havia sido preconceituosa.

A maior saia-justa por notas, no entanto, aconteceu em agosto de 2006. Marcelo Madureira, então comediante do Casseta & Planeta, participou do júri da Dança no Gelo, antigo quadro em que famosos se aventuravam em performances numa pista de gelo. Na época, os competidores eram Juliana Paes, Deborah Secco, Susana Vieira, Murilo Rosa e Giovane Gávio.

Ele deu nota 5,0 a todos, exceto para Deborah, que recebeu um 6,0. Madureira criticou detalhes da coreografia e deixou os professores ofendidos. De acordo com o jornal O Globo, o comediante teve de mandar cartas a cada um dos participantes, pedindo desculpa por seu comportamento.

Na atual Super Dança dos Famosos, além do caso de Mariana Santos e Rafa Kalimann, houve um climão entre Cristina Padiglione e Claudia Ohana. A atriz discordou da análise da jornalista e fez um sinal negativo com a mão ao receber um 9,9 --não tão distante do 10 que a jurada artística havia aferido às outras concorrentes da noite, Maria Joana e Mariana Santos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.