Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'PATRÕES FORA'

Programa português com Luana Piovani é acusado de reforçar xenofobia; entenda

REPRODUÇÃO/SIC

A atriz Luana Piovani com o ator Luís Aleluia em cena do programa de humor Patrões Fora, da SIC, em Portugal

Luana Piovani com o ator Luís Aleluia no programa de humor Patrões Fora, da SIC, em Portugal

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/1/2021 - 11h09

O programa Patrões Fora, da emissora portuguesa SIC (Sociedade Independente de Comunicação), foi acusado de reforçar a xenofobia contra brasileiros devido à participação de Luana Piovani, que interpretou uma brasileira destruidora de lares no humorístico. A atriz e a SIC foram criticadas nas redes sociais pela representação de mulheres como interesseiras e golpistas.

Numa publicação sobre a atração feita no Instagram, várias mulheres detonaram o "humor" usado ao retratar Ernesto (Luís Aleluia) como vítima da amante. Na esquete, o idoso vai atrás da ex-mulher para que ela assine os papéis de divórcio.

Com uma roupa bem provocativa, a amante (papel de Luana) troca ofensas com Benvinda (Noémia Costa), enquanto disfarça que está com Ernesto apenas por dinheiro.

Para as telespectadoras brasileiras que moram em Portugal, as piadas só incentivaram o preconceito, além de reforçar o estereótipo de que uma mulher vai até o país europeu para roubar o marido de uma portuguesa.

"Um episódio totalmente desnecessário, estava assistindo e me senti muito desconfortável [ao ver] como a brasileira era retratada, totalmente estereotipada. Mudei de canal e não volto a assistir", comentou Juara Santos. "Assim nascem os discursos de ódio, o preconceito, a ideia estereotipada e estigmatizada das mulheres brasileiras. Nacionalidade não define caráter", disse Liane Godinho.

"Eu como admiradora da SIC fico imensamente perplexa com a discriminação, neste caso com as brasileiras. Com tudo que estamos a passar ainda temos que levar com preconceitos. Lamentável. Óbvio que mudei de estação", reconheceu a portuguesa Maize Celice.

"O que faz o caráter das pessoas não é a nacionalidade! Ficou muito mau estar a mencionar 'brasileiras' dessa forma!", criticou Bruna Peixoto. 

"Entraram em 2021 com a xenofobia em alta, né? Zero para vocês! Lamentável ver uma TV deixar passar esse tipo de comentário que, para muitos, pode ser 'inofensivo', mas quem já sofreu por comentários assim e muitos outros que parecem 'normais', sabe o que dói na alma", avisou Robéria Cristina Lopes. 

"Parem de achar isso normal, parem de passar isso para outras gerações. Não queiram ver crianças brasileiras sofrendo nas escolas portuguesas com comentários assim, que muitas vezes vêm com maldade. Parem! Busquem um mundo melhor! Nacionalidade não significa caráter, respeito sim", completou Robéria.

Confira a publicação da SIC sobre Patrões Fora: 

View this post on Instagram

A post shared by SIC (@sicoficial)

TUDO SOBRE

Luana Piovani


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.