EM SETEMBRO
REPRODUÇÃO/GLOBO
Luciano Huck no estúdio do Caldeirão do Huck: marca será mantida por desejo comercial
A Globo decidiu manter o uso da marca Caldeirão do Huck assim que Luciano Huck estrear aos domingos, em 5 de setembro, logo após o fim da Super Dança dos Famosos. A pressão de anunciantes foi o fator determinante para que a rota inicial fosse desviada. A ideia era aposentar o nome do programa usado desde 2000.
A informação foi antecipada pelo colunista Flávio Ricco. O Notícias da TV apurou que patrocinadores do Caldeirão, que compraram espaço nas tardes de sábado até o fim do ano, e também marcas que anunciam nos domingos, entenderam que o nome é forte e muito lembrado pelos telespectadores. Abrir mão seria um erro da Globo. O departamento de vendas concordou, e a direção optou por seguir o desejo de seus parceiros.
Foram essas mesmas marcas que pressionaram a Globo para que a estreia fosse antecipada de janeiro de 2022 para setembro deste ano. Os patrocinadores não gostaram de ser avisadas de última hora sobre a saída de Fausto Silva e das Videocassetadas da programação e trabalharam para colocar Huck antes do tempo no ar.
Três patrocinadores pediram formalmente a antecipação. Todos eram anunciantes do Domingão do Faustão (1989-2021) e querem continuar com Huck. Mas entendiam que, se a Globo empurrasse a estreia aos domingos para o ano que vem, parte do segundo semestre não teria o mesmo apelo junto ao público.
O último trimestre do ano é muito importante para o mercado publicitário. Datas como Natal e Dia das Crianças são alguns dos maiores investimentos de patrocinadores em mídia no ano, sempre com retorno grande. Se a Globo não tiver um programa forte no período, as marcas temiam ter prejuízo se anunciassem no horário.
Outro ponto importante para o Caldeirão do Huck ser mantido foi o planejamento de sua produção. A equipe da atração agenda gravações com muita antecedência. O Quem Quer Ser um Milionário?, um de seus maiores sucessos, tem gravações previstas e mantidas até o fim do ano. Colocar Luciano Huck com o nome de sua tradicional atração mantém esse planejamento intacto.
Além do Quem Quer Ser Um Milionário?, o Caldeirão do Huck dominical terá outro quadro de sucesso: o Visitando o Passado, em que um famoso relembra um lugar marcante de sua vida através da cenografia da Globo e depoimentos de amigos. O Show dos Famosos, que era quadro do Domingão, será assumido por Luciano Huck e está confirmado para setembro.
Ricardo Waddington está à frente do desenvolvimento do novo projeto de Huck. Hélio Vargas, que já é o diretor do Caldeirão, seguirá como diretor artístico aos domingos. A emissora encomendou pesquisas sobre o perfil do público que vê televisão aos sábados para estabelecer diretrizes.
Por enquanto, apenas a continuidade do Se Joga, de Fernanda Gentil, está definida. Só quando a grade de sábado nova for definida que a Globo anunciará a ida do Caldeirão do Huck aos domingos, às 18h, após o futebol.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.