Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SHOW DA VIDA

Nos 45 anos do Fantástico, Globo lembra até boneca virtual, mas ignora Evaristo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Evaristo Costa apresentando o Fantástico, em 2017: esquecido em retrospectiva do programa - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Evaristo Costa apresentando o Fantástico, em 2017: esquecido em retrospectiva do programa

GABRIEL SOUZA

Publicado em 7/8/2018 - 5h29

Ao homenagear os jornalistas que já passaram pelo Fantástico em seus 45 anos de existência, completados no domingo (5), a Globo "esqueceu" de nomes relevantes que já comandaram o Show da Vida. A ausência mais sentida foi a de Evaristo Costa, que apresentou o programa ocasionalmente até sair da emissora, em julho do ano passado.

Além de Costa, outros jornalistas que fizeram história à frente do Fantástico não foram lembrados. É o caso de Eliakim Araújo (1941-2016), Dóris Giesse, Chico Anysio (1931-2012) e Marcos Hummel. Mas Eva Byte, boneca virtual que apresentou um quadro no programa entre 2004 e 2009, teve destaque na retrospectiva.

Nomes que continuam na Globo até hoje, como Renato Machado e Leilane Neubarth, atualmente uma das principais apresentadoras da GloboNews, também foram ignorados.

Substitutos, assim como era Evaristo Costa, Dony De Nuccio e Ana Paula Araújo foram mencionados no institucional, que encerrou a edição comemorativa.

Titular do Bom Dia Brasil, Ana Paula Araújo cobre folgas e férias dos titulares do programa desde 2012. Dony De Nuccio, que completa nesta terça-feira (7) um ano como âncora do Jornal Hoje, apresentou, até agora, apenas três edições do dominical _sua estreia foi no Natal do ano passado, quando a atração teve sua pior audiência da história.

A boneca Eva Byte na homenagem da Globo aos 45 anos do Fantástico (Foto: Reprodução/TV Globo)

O sumiço de Evaristo Costa do grupo de homenageados chamou a atenção do público do Show da Vida. No Twitter, internautas diziam que a Globo quer esquecer o ex-titular do Jornal Hoje, que se recusou a renovar contrato com a emissora para se mudar com a família para a Inglaterra, onde virou influenciador digital.

A saída do jornalista não foi bem digerida por executivos da Globo. Ele foi tirado do ar em 27 de julho, dois meses antes do fim de seu contrato, e não pode se despedir ao vivo do telejornal que comandou por 14 anos. Nas redes sociais, ele dá a entender que não sente falta de seu antigo emprego. Diz que prefere lavar louças a voltar para o Jornalismo da emissora.

Apenas 15 nomes (e a boneca Eva Byte) mereceram menção na retrospectiva de 45 anos do Fantástico.

Além de Tadeu Schmidt e Poliana Abritta, dupla titular do programa há quatro anos, foram lembrados, em ordem cronológica, Cid Moreira, Sérgio Chapelin, William Bonner, Fátima Bernardes, Sandra Annenberg, Pedro Bial, Glória Maria, Zeca Camargo, Renata Ceribelli, Patrícia Poeta, Renata Vasconcellos, Ana Paula Araújo e Dony De Nuccio.

Procurada pela reportagem do Notícias da TV, a Globo afirma que o conteúdo exibido no último domingo não era uma retrospectiva, "pois seria impossível recuperar toda a história e mostrar todos os personagens que passaram pelo programa em pouco mais de duas horas", e diz que nomes como Chico Anysio serão lembrados pelo Fantástico oportunamente.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.