ELEIÇÕES 2022
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Jair Bolsonaro durante debate da Globo; troca de acusações com Luiz Inácio Lula da Silva
Além de exigir mais moderação dos presidenciáveis no debate desta quinta (29), William Bonner também exigiu que Jair Bolsonaro (PL) respeitasse as regras. O atual presidente se revoltou ao ter um direito de resposta negado, tumultuou o encontro e levou uma invertida do âncora. "O seu microfone está fechado, mas vai atrapalhar a dinâmica", reclamou o jornalista.
Leia também -->Lula prevê derrota de Bolsonaro e manda recado na Globo: 'Sigilo vai cair'
O primeiro bloco foi marcado por trocas de acusações e por diversos pedidos de direito de resposta. O primeiro foi concedido a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois de Bolsonaro dizer que ele incentivava jovens a roubar celulares para comprar cerveja.
"Num debate entre pessoas que querem ser presidente, o atual tinha que ter um mínimo de seriedade e honestidade. Ele quer falar que eu montei uma quadrilha, mas e a rachadinha dele? Ele decretou sigilo de cem anos. E as barras de ouro no Ministério da Educação?", questionou o ex-metalúrgico.
"Ele precisa se olhar no espelho, saber o que está acontecendo no governo dele, saber o que foi a quadrilha da vacina, o que foi o oferecimento de um dólar por vacina. Isso não sou eu, foi a CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] que falou. Quando vier no microfone, se comporte como presidente. É feio mentir descaradamente", concluiu o petista.
Bolsonaro obteve um direito de resposta em seguida, em que voltou a atacar Lula chamando-o de "mentiroso, ex-presidiário". Bonner então concedeu a possibilidade do ex-presidente se defender mais uma vez:
É uma insanidade um presidente da República vir aqui dizer o que ele fala, por isso que no dia 2 de Outubro o povo vai te mandar para casa. Eu vou fazer um decreto acabando com seu sigilo de 100 anos. Eu vou fazer um decreto e assinar para saber o que esse homem esconde. E eu vou parar por aqui, porque eu quero que os outros participem. Por favor, minta menos.
Sem poder se manifestar, Bolsonaro tentou tumultuar o evento, mas foi impedido por Bonner: “Por favor, respeite as regras. O seu microfone está fechado, mas vai atrapalhar a dinâmica”.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.