Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ELEIÇÕES 2022

Na Globo, Bolsonaro tumultua debate e leva bronca de Bonner: 'Respeite regras'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Foto de Jair Bolsonaro no debate da Globo

Jair Bolsonaro durante debate da Globo; troca de acusações com Luiz Inácio Lula da Silva

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 29/9/2022 - 23h48

Além de exigir mais moderação dos presidenciáveis no debate desta quinta (29), William Bonner também exigiu que Jair Bolsonaro (PL) respeitasse as regras. O atual presidente se revoltou ao ter um direito de resposta negado, tumultuou o encontro e levou uma invertida do âncora. "O seu microfone está fechado, mas vai atrapalhar a dinâmica", reclamou o jornalista.

Leia também -->Lula prevê derrota de Bolsonaro e manda recado na Globo: 'Sigilo vai cair'

O primeiro bloco foi marcado por trocas de acusações e por diversos pedidos de direito de resposta. O primeiro foi concedido a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois de Bolsonaro dizer que ele incentivava jovens a roubar celulares para comprar cerveja.

"Num debate entre pessoas que querem ser presidente, o atual tinha que ter um mínimo de seriedade e honestidade. Ele quer falar que eu montei uma quadrilha, mas e a rachadinha dele? Ele decretou sigilo de cem anos. E as barras de ouro no Ministério da Educação?", questionou o ex-metalúrgico.

"Ele precisa se olhar no espelho, saber o que está acontecendo no governo dele, saber o que foi a quadrilha da vacina, o que foi o oferecimento de um dólar por vacina. Isso não sou eu, foi a CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] que falou. Quando vier no microfone, se comporte como presidente. É feio mentir descaradamente", concluiu o petista.

Bolsonaro obteve um direito de resposta em seguida, em que voltou a atacar Lula chamando-o de "mentiroso, ex-presidiário". Bonner então concedeu a possibilidade do ex-presidente se defender mais uma vez:

É uma insanidade um presidente da República vir aqui dizer o que ele fala, por isso que no dia 2 de Outubro o povo vai te mandar para casa. Eu vou fazer um decreto acabando com seu sigilo de 100 anos. Eu vou fazer um decreto e assinar para saber o que esse homem esconde. E eu vou parar por aqui, porque eu quero que os outros participem. Por favor, minta menos.

Sem poder se manifestar, Bolsonaro tentou tumultuar o evento, mas foi impedido por Bonner: “Por favor, respeite as regras. O seu microfone está fechado, mas vai atrapalhar a dinâmica”.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.