Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVO CAPÍTULO

Ministério Público investiga comentarista da Jovem Pan após fala antissemita

REPRODUÇÃO/JOVEM PAN

Imagem de José Carlos Bernardi no Jornal da Manhã, da Jovem Pan

José Carlos Bernardi no Jornal da Manhã desta quarta-feira (17); Ministério Público investiga jornalista

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 17/11/2021 - 17h03

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu uma investigação contra José Carlos Bernardi, comentarista da Jovem Pan. Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (17), o órgão vai apurar se o jornalista cometeu crime de ódio ao manifestar um posicionamento antissemita durante o Jornal da Manhã da última terça-feira (16).

"A promotora de Justiça Maria Fernanda Balsalobre Pinto, que comanda o Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância (Gecradi) do MPSP, instaurou um procedimento para apurar eventual cometimento de crime de ódio por intermédio de meios de comunicação, caracterizando antissemitismo, por conta de comentário feito pelo jornalista José Carlos Bernardi, no Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan, na terça-feira", pontuou o MP em nota enviada à imprensa.

"Na portaria que instaura o procedimento, a promotora determinou que se oficie ao grupo Jovem Pan, solicitando a mídia original do programa jornalístico no prazo de três dias", complementou o comunicado.

Durante uma discussão com Amanda Klein, Bernardi sugeriu que a morte de judeus poderia fomentar a retomada econômica do Brasil. "É só assaltar todos os judeus que a gente consegue chegar lá. Se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles, o Brasil enriquece. Foi o que aconteceu com a Alemanha pós-guerra", disse o jornalista na ocasião.

A fala foi repudiada por Amanda e integrantes da comunidade judaica. Após a repercussão negativa, a Jovem Pan divulgou um comunicado no qual destacou que as visões de seus comentaristas não refletem a opinião da empresa,. Também compartilhou a retratação de Bernardi.

"Peço desculpas pelo comentário infeliz que fiz hoje no Jornal da Manhã - Primeira Edição, ao usar um triste fato histórico para comparar as economias brasileira e alemã. Fui mal-entendido. Não foi minha intenção ofender a ninguém, a nenhuma comunidade, é só ver o contexto do raciocínio. Mas, de qualquer forma, não quero que sobrem dúvidas sobre o meu respeito ao povo judeu e que, reitero, tudo não passa de um mal-entendido", afirmou o comentarista.

Procurada pelo Notícias da TV, a Jovem Pan informou que não irá se manifestar sobre a investigação do Ministério Público.

Confira o comentário de José Carlos Bernardi:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.