Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JOSÉ CARLOS BERNARDI

Na Jovem Pan, comentarista sugere morte de judeus para retomada econômica

REPRODUÇÃO/JOVEM PAN NEWS

Imagem de José Carlos Bernardi no Jornal da Manhã, da Jovem Pan

José Carlos Bernardi no Jornal da Manhã, da Jovem Pan; comentarista realizou discurso antissemita

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 16/11/2021 - 17h18

Comentarista da Jovem Pan News, José Carlos Bernardi sugeriu que a morte de judeus poderia fomentar a retomada econômica do Brasil. Nesta terça-feira (16), o jornalista manifestou o discurso antissemita ao vivo durante o Jornal da Manhã. Após a repercussão negativa da fala, ele voltou atrás e pediu desculpas pelo posicionamento.

No principal jornal da rádio e canal de televisão, Bernardi e Amanda Klein comentavam sobre a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um evento no Parlamento Europeu, na segunda-feira (15). O político foi aplaudido pelos governantes da Europa. O jornalista criticou o discurso de Lula, e Amanda ressaltou a falta de prestígio internacional do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em seguida, eles iniciaram uma discussão sobre as atitudes dos políticos internacionais. "A Angela Merkel [chanceler da Alemanha] abriu o país para todo o mundo árabe. As alemãs estão sendo estupradas em praça pública. Este é o país que você defende", acusou Bernardi. "Quem dera o Brasil chegar aos pés do desenvolvimento econômico da Alemanha", rebateu Amanda.

"É só assaltar todos os judeus que a gente consegue chegar lá. Se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles, o Brasil enriquece. Foi o que aconteceu com a Alemanha pós-guerra", opinou Bernardi enquanto Amanda ainda concluía seu raciocínio.

O posicionamento viralizou nas redes sociais e foi criticado por integrantes da comunidade judaica. Michel Gherman, professor de sociologia da UFRJ e diretor do Instituto Brasil-Israel, repudiou a fala de Bernardi.

"Essa fala do 'comentarista cristão' José Carlos Bernardi resume muito o negacionismo histórico que tomou esse pais de assalto em 2018. Além da ignorância completa dos processos do pós-guerra, típica de um analfabeto em História, o sujeito incorpora referencias do antissemitismo", afirmou o pesquisador em seu Twitter.

"O sujeito incorpora referencias do 'judeu rico' para justificar suas teses mirabolantes. Filhas do 'nazismo de esquerda', essas bobagens transformam o genocídio dos judeus em um detalhe", complementou Gherman.

Amanda também lamentou o comentário do companheiro de trabalho: "Hoje participei de um debate em que o meu colega fez um comentário antissemita. Na hora, não ouvi direito, ele me interrompia bastante. Quero manifestar meu mais profundo repúdio ao negacionismo histórico e à abjeta associação entre o Holocausto e motivações econômicas. Restringir o genocídio nazista a razões econômicas é uma forma de negar o Holocausto".

Confira o vídeo:

Pedido de desculpas

Em nota enviada à imprensa pela Jovem Pan, Bernardi classificou o seu comentário como "infeliz". "Peço desculpas pelo comentário infeliz que fiz hoje no Jornal da Manhã - Primeira Edição, ao usar um triste fato histórico para comparar as economias brasileira e alemã. Fui mal-entendido", justificou ele.

"Não foi minha intenção ofender a ninguém, a nenhuma comunidade, é só ver o contexto do raciocínio. Mas, de qualquer forma, não quero que sobrem dúvidas sobre o meu respeito ao povo judeu e que, reitero, tudo não passa de um mal-entendido. Obrigado", finalizou Bernardi.

No comunicado, a Jovem Pan ressaltou que "as visões de seus comentaristas não refletem, necessariamente, a opinião da empresa".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.