NO É DE CASA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Maria Beltrão no É de Casa deste sábado (6); ela se pôs a defesa das colônias britânicas
Maria Beltrão foi incisiva ao comentar o luxo na coroação do rei Charles 3º. A jornalista expôs tradições da cerimônia no É de Casa deste sábado (6), como a carruagem e a coroa folheadas a ouro, quando decidiu fazer um revisionismo histórico sobre a riqueza da família real. "Tudo foi conquistado com sangue, suor e lágrimas das colônias britânicas ao longo da história", cravou ela.
A apresentadora ainda tentou falar sobre a controvérsia envolvendo a coroa usada pela rainha Camila Parker Bowles, mas teve de se interromper para narrar a saída do monarca da abadia de Westminster, onde aconteceu a coroação. "Quando a rainha consorte diz: 'Eu não vou usar uma coroa que dizem que tem um diamante roubado de uma colônia britânica...'", começou ela, interrompendo-se logo na sequência. "Olha aí a carruagem, gente..."
A coroa, que pertenceu a rainha Mary (1867-1953), bisavó de Elizabeth 2ª (1952-2022), foi remodelada para a coroação deste sábado. A principal alteração foi a retirada do diamante Koh-i-Noor, considerado um dos mais valiosos do mundo.
A pedra preciosa foi entregue à rainha Vitória (1819-1901) pela Índia, quando o país foi colonizado pela Grã-Bretanha. De tempos em tempos, a ex-colônia pede a devolução do objeto --embora o Afeganistão, o Paquistão e o Irã também reivindiquem a pedra preciosa de 105 quilates.
Ao removê-lo da cerimônia, a monarquia pretende evitar as brigas diplomáticas e uma atenção desnecessária a Camila, que já não é bem-aceita pelos súditos. Ela, aliás, também foi a primeira rainha consorte da história a não ter uma coroa produzida exclusivamente para ela.
A joia reformulada também conta com a inclusão de pedras da coleção da rainha Elizabeth, como forma de homenagem. A coroa é cravejada com 2.200 diamantes e tem duas pedras do conjunto Cullinan, um diamante gigante que foi dividido em um conjunto de pedras menores, e foi feita em 1911.
Segundo o Daily Mail, jornal britânico, o diamante estava sendo questionado pelo comitê da coroação desde o início do ano.
A Globo interrompeu os quadros habituais do É de Casa durante toda a manhã para transmitir os momentos da cerimônia, como a chegada de Charles à abadia, a coroação dele, a coroação de Camilla e a saída dos dois em direção ao Palácio de Buckingham.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.