Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

VENDA DE PUBLICIDADE

Maria Beltrão recebe 'promoção' na Globo e entra para seleto grupo na empresa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Maria Beltrão no É de Casa

Maria Beltrão no É de Casa: apresentadora passa a ser agenciada pela Globo na publicidade

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 23/1/2023 - 6h40

Ex-âncora da GloboNews e atual comandante do É de Casa nas manhãs de sábado, Maria Beltrão passou a fazer parte de um seleto grupo dentro da Globo. Ela foi a terceira apresentadora a aceitar ser "vendida" no mercado publicitário pela emissora, em uma iniciativa lançada internamente no segundo semestre do ano passado. Além dela, Tadeu Schmidt e Patrícia Poeta integram o grupo.

A jornalista passou a ser agenciada na publicidade na última semana. No Instagram da apresentadora, por exemplo, já consta um e-mail de contato para possíveis empresas que desejarem usar a imagem de Maria em comerciais de televisão, nas redes sociais ou em ações de merchandising no próprio matinal.

O Notícias da TV apurou que a proposta foi vista como uma espécie de "promoção", já que a ideia ainda é um projeto piloto. Em agosto de 2022, sem muito alarde, a Globo passou a colocar em prática um plano de conversar diretamente com empresas que querem fazer comerciais nas redes sociais ou qualquer tipo de ação com seus contratados.

É um processo semelhante ao que fazem agências como a Mynd8, uma das maiores do país e que tem Preta Gil como sócia.

A líder de audiência encontrou nessa iniciativa um novo modelo de negócio. A Globo percebeu que pode faturar alto e ter maior controle das ações comerciais que são veiculadas se ela mesma conseguir representar os artistas com os quais tem contrato fixo. 

Globo cobra taxa mais baixa

Para ser competitiva com outras agências que fazem esse tipo de negociação --como Play9 (do youtuber Felipe Neto e do executivo João Pedro Paes Leme) e a Mynd8--, a Globo pratica taxas mais baixas de comissão com Tadeu Schmidt. A emissora tem pedido 10% do valor de cada contrato fechado. A praxe do mercado é entre 20% e 30% de repasse para a intermediária.

A empresa quer usar a taxa como estratégia para entrar no mercado e mostrar seu diferencial: a expertise na produção de conteúdo, que as agências normalmente precisam terceirizar.

Por enquanto, a líder de audiência tem tratado tudo como um teste. Se a experiência der certo, o plano da área de marketing, que é ligada ao comercial da Globo, é conversar com outros artistas além de Tadeu Schmidt, Maria Beltrão e Patrícia Poeta. 

Procurada pelo Notícias da TV no ano passado, a Globo confirmou suas intenções em relação ao novo mercado, mas disse que tudo ainda é um piloto para um salto maior no futuro.

"O trabalho que tem sido realizado com Tadeu Schimdt é um projeto piloto. Considerando o momento de sua carreira e a transição do Jornalismo para o Entretenimento, entendeu-se que seria importante contar com o apoio da Globo e a expertise da empresa no relacionamento com o mercado publicitário para ajudá-lo a compreender as especificidades e o apoiar nesse momento de sua trajetória profissional", explicou a Comunicação da empresa. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.