Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INFORMAÇÕES

Onde assistir à coroação do Rei Charles 3º? Saiba a que horas começa o evento

Reprodução/Instagram

Rei Charles 3º vestindo um terno azul

Sucessor: Rei Charles 3º será coroado neste sábado (6), a partir das 6h da manhã, em Londres

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 5/5/2023 - 11h19
Atualizado em 5/5/2023 - 17h35

Neste sábado (6), será transmitida ao vivo a coroação do Rei Charles 3º e da rainha consorte Camilla de forma gratuita no canal do YouTube da família real, pela CNN, Jovem Pan, Record News, PlayPlus e também pela GloboNews. A emissora ficará com o sinal aberto para não assinantes pelo período da transmissão. Evento inédito em 70 anos, a coroação começa às 6h da manhã, no horário de Brasília.

O evento, que acontecerá na Abadia de Westminster, em Londres, no Reino Unido, reunirá milhares de cidadãos nas ruas britânicas e mais de 2.000 chefes de estado, membros da monarquia de outros países e representantes da sociedade civil.

Como será a cerimônia?

Charles e Camila sairão em procissão a bordo da carruagem do Jubileu do Diamante, construída para o 60º aniversário de Elizabeth 2ª (1926-2022), do palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster às 6h20, e deverão chegar lá pouco antes das 7h. A cerimônia de coroação começa pontualmente às 7h, com duração estimada de duas horas. Às 9h, o casal retorna em procissão ao palácio de Buckingham. 

A coroação terá cinco etapas: reconhecimento, juramento, unção, investidura e a entronização do rei. Charles 3º será ungido com o óleo de coroação recém-produzido e depois receberá a regalia real, objetos que simbolizam diferentes aspectos do serviço e das responsabilidades do monarca.

Depois, o filho da rainha Elizabeth 2ª receberá a coroa de Santo Eduardo, ato que será seguido pela execução de salvas de tiros. Em seguida, o rei será escoltado ao trono para assumir simbolicamente o controle do Reino Unido.

Como rainha consorte, Camilla será apenas ungida, coroada e entronizada, e não precisará fazer o juramento.

Onde e como assistir à coroação?

Será possível acompanhar o evento diretamente pelo canal do YouTube da família real ou da emissora britânica Sky News. No Brasil, a GloboNews também fará a transmissão ao vivo, e o sinal ficará aberto tanto no Globoplay quanto na TV a cabo para aqueles que não são assinantes. A CNN e a Jovem Pan terão uma programação especial a partir desta sexta-feira (5) sobre a coroação e exibirá o evento ao vivo também.

A Record News e seu canal oficial no YouTube, o R7.com e o PlayPlus transmitirão o evento, ao vivo, a partir das 05h30 (horário de Brasília). O PlayPlus, serviço de streaming da Record que custa R$ 15,90, também exibirá a cobertura da coroação.

A transmissão das emissoras contará comentaristas e correspondentes internacionais. Além da família real, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos que estará em Londres para acompanhar o evento.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.