Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POOL DE VEÍCULOS

Lula culpa demora em resposta para faltar a debate no SBT, e organização rebate

REPRODUÇÃO/SBT

Foto de Lula em entrevista a Ratinho no SBT

Lula em entrevista a Ratinho no SBT; petista terá compromissos de campanha durante debate

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 23/9/2022 - 22h33

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que irá faltar ao debate neste sábado (24) entre presidenciáveis nos estúdios do SBT, em São Paulo. O petista alegou que a demora na formação de um pool de veículos de imprensa o fez assumir outros compromissos. A organização do evento, no entanto, contesta. “A formação deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha”, diz a nota.

O ex-presidente justificou a ausência nesta sexta (23) durante comício em Ipatinga, no interior do Minas Gerais. “Eu adoraria porque tenho um profundo prazer de participar de debate. Lamentavelmente o do SBT demorou um pouco”, disse.

“Minha coordenação mandou uma carta falando que era para fazer um pool. Demorou, quando veio a resposta eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e São Paulo”, acrescentou Lula.

O pool de veículos de comunicação formado por SBT, CNN Brasil, Terra, NovaBrasil, Estadão/Eldorado e Veja disse ter recebido com surpresa as declarações do político.

Em comunicado, os organizadores rebateram a justificada dada pelo ex-metalúrgico:

Diferentemente do que foi declarado pelo candidato, contudo, a formação do pool deu-se antes mesmo de sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre SBT, Veja, Nova Brasil e Estadão/Eldorado ainda em março deste ano.

Segundo os veículos, o e-mail enviado às campanhas em março já informava as datas escolhidas para os confrontos do primeiro e do segundo turno.

“E, em 28 do mesmo mês, foi realizada a primeira reunião presencial com representantes dos candidatos convidados. A campanha de Lula esteve presente em tal reunião, assim como em todas as demais convocadas para discutir detalhes e regras do debate”, reforçou a nota.

Leia a nota do pool de veículos de imprensa na íntegra:

O pool de veículos de comunicação formado por SBT, CNN Brasil, Terra, NovaBrasil, Estadão/Eldorado e Veja recebeu com surpresa, nesta sexta-feira (23), a declaração dada à imprensa pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para justificar a decisão de se ausentar do debate que será realizado em 24 de setembro, às 18h15.

“Eu adoraria participar porque eu tenho um profundo prazer em participar de debate. É bom participar de debate. Lamentavelmente o debate do SBT demorou um pouco… minha coordenação mandou uma carta falando que era para fazer um pool. Demorou, quando veio a resposta do debate eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo”, justificou Lula.

Diferentemente do que foi declarado pelo candidato, contudo, a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre SBT, VEJA, Nova Brasil e Estadão/Eldorado, ainda em março deste ano.

Em 22 de março, os quatro grupos enviaram formalmente e-mail às campanhas presidenciais, comunicando a realização do debate e informando as datas escolhidas para os confrontos do primeiro e do segundo turno. 

E, em 28 do mesmo mês, foi realizada a primeira reunião presencial com representantes dos candidatos convidados. A campanha de Lula esteve presente em tal reunião, assim como em todas as demais reuniões convocadas para discutir os detalhes e regras do debate.  

O pool já existente foi ampliado posteriormente, com a entrada do Terra e da CNN Brasil, conforme anúncio feito em 29 de julho. Portanto, quase dois meses antes da data do debate.

O pool lamenta a decisão do candidato de não participar, por entender que o debate é um dos mais importantes instrumentos para fomentar a democracia e ajudar o eleitor na hora do voto.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.