Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NO THE WALL

Luciano Huck comete erro de português e provoca revolta em Alagoas; entenda

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Luciano Huck com uma camisa cinza no cenário do The Wall, quadro do Domingão

Luciano Huck no The Wall: programa usa termo errado para falar do Estado de Alagoas

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 24/7/2022 - 20h24

Um trecho do quadro The Wall, comandado por Luciano Huck no Domingão com Huck, na Globo, provocou revolta nos telespectadores de Alagoas neste domingo (24). Em uma pergunta sobre a capital do Estado nordestino, o apresentador usou o termo "do Alagoas", um erro segundo a norma culta da língua portuguesa. A falha causou várias reclamações nas redes sociais e exigências de um pedido de desculpas. 

A pergunta foi feita durante a competição que dá dinheiro para convidados que buscam auxílio financeiro para algum projeto social. Huck questionou: "Qual a capital do Alagoas? Bela capital. Opção a: Interlagos. Opção b: Maceió", disse ele. A resposta certa valia R$ 4,5 mil, e a concorrente acertou a questão, cuja resposta correta era Maceió.

Mas o erro de português do apresentador incomodou alagoanos. Segundo as normas cultas, o uso de artigos antes de Alagoas é facultativo. Mas são apenas dois os usos corretos: de Alagoas ou das Alagoas. O mesmo vale para Minas Gerais, para citar outro exemplo igual com estados brasileiros. 

A revolta foi imediata nas redes sociais. "Deus do Céu! "Do" Alagoas foi de doer!", disse usuário chamado Tuca Neto. "Ligo a TV e me deparo com o Luciano Huck perguntando qual é a capital DO ALAGOAS", comentou Lauro Lyra. "Qual a capital DO Alagoas? Qual a capital do Alagoas? Gente, para com isso. É DE Alagoas. Grato", disse Derek Gustavo.

A maioria dos pedidos exigia uma correção de Luciano Huck na edição do programa que irá ao ar na semana que vem. Como o The Wall, assim como o Domingão inteiro, é gravado com bastante antecedência, não seria possível fazer a correção imediatamente. 

Veja alguns tweets sobre o assunto: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.