Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REALITY SHOW

Jurados confusos causaram eliminação precoce de Mariana Ferrão na Dança

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Mariana Ferrão foi eliminada no último domingo (25) após se apresentar no pasodoble - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Mariana Ferrão foi eliminada no último domingo (25) após se apresentar no pasodoble

GABRIEL PERLINE

Publicado em 27/11/2018 - 5h16

Eliminada da Dança dos Famosos, Mariana Ferrão encerrou sua participação no reality show em um dia de pouca coerência e inspiração por parte de alguns jurados do Domingão do Faustão. No placar geral do último domingo (25), ela acumulou uma pontuação menor do que seus adversários, apesar de ter recebido mais elogios, e deixou a competição por apenas um décimo de diferença do quinto colocado.

A apresentadora do Bem Estar foi bastante elogiada por todos os avaliadores da noite, e foi uma enorme surpresa para o público ver o nome da jornalista no último lugar da tabela. Os principais responsáveis foram os jurados, que não perceberam a incoerência entre seus comentários e suas notas finais.

O coreógrafo JC Viola foi o mais contraditório. Teceu inúmeros elogios a Mariana, enalteceu sua desenvoltura e coreografia, mas lhe atribuiu 9,7. Uma avaliação relativamente alta para os padrões do júri técnico.

Mas foi a mesma nota que ele deu a Danton Mello e a Bia Arantes, a quem fez considerações menos empolgantes e com apontamentos de falhas graves, como o fato de Bia ter executado passos de um estilo diferente do proposto pelo programa. 

A reportagem decupou as falas de JC Viola durante as avaliações dos três competidores a quem atribuiu nota 9,7:

"Achei a coreografia muito bonita e o entrosamento de vocês muito bom, a figura dela estava muito bonita. Ela é naturalmente alongada, o pasodoble é uma dança que precisa de movimentos amplos, de usar bastante espaço. Achei muito bonito, eu dou 9,7", disse a Mariana Ferrão.

"Eu achei que o Danton tem uma coisa que ajuda muito ele na dança, essa é a dança mais teatral. Você, como bom ator que é, se saiu muito bem nessa parte expressiva. Mas achei que, coreograficamente, a coreografia não ajudou você. Achei que não ficou entrosada essa expressão sua como ator e com a dança. Eu dei 9,7", disse a Danton Mello.

"Eu achei que vocês estavam muito bem entrosados, achei muito bonitos os movimentos de braços da Bia, que aliás me lembrou outra dança espanhola, sevilhanas. Só achei que não tinha muito de pasodoble na coreografia, embora cada coreógrafo tenha a liberdade para fazer da maneira que quiser", disse a Bia Arantes, a quem também atribuiu a nota 9,7.

Quem também não alinhou a nota ao discurso foi a jornalista Sônia Racy, integrante do júri artístico, que não justificou a nota 9,9 que atribuiu à apresentadora do Bem Estar. "Muito bonito, movimentos de braços muito bem explorados, coreografia linda. Teve alguns momentos em que vocês se perderam, mas foi muito pouquinho", disse.

No placar final, Mariana Ferrão terminou a competição no pasodoble com um décimo de diferença para Danton Mello, quinto colocado, e acabou eliminada. Ela, que era uma das favoritas na competição desde o início, lamentou sua saída em um post no Instagram.

"De tudo que passou ficaram três coisas: a certeza de que estamos começando, a certeza de que precisamos continuar e a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar. Façamos da interrupção um caminho novo, da queda um passo de dança. Do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro", disse a jornalista, citando um trecho do livro Encontro Marcado, de Fernando Sabino.

Mais contradições
A jurada Sônia Racy também foi incoerente em suas avaliações em outras situações no programa. A Danton Mello, por exemplo, disse que ele merecia receber uma nota maior do que 10, mas lhe atribuiu 9,9.

"O pasodoble é dificílimo, parabéns. Em uma semana vocês fazerem tudo o que fizeram, para mim, é um milagre. Mereceriam 11. O pasodoble é a música tornada visível na dança. Entra muito a atuação. Eu gostei muito de vocês e eu dei 9,9", disse.

Para Erika Januza e Dani Calabresa, Racy não fez nenhuma observação em sua fala que justificasse os mesmos 9,9 pontos que atribuiu. "Maravilhoso. Muita marcação, muito ritmo. Eu dou 9,9", disse a Januza.

"Cada vez que eu venho aqui, que estou julgando, eu fico até mais confusa, vocês estão cada vez melhores, se esforçando, dando o sangue, suor, ritmo. Olha, parabéns para vocês dois. Dou 9,9", falou para Calabresa e o parceiro, Reginaldo Sama.

Além da jornalista e de JC Viola, o júri foi composto pelos atores Viviane Araújo e Nicolas Prattes (que atribuíram 10 para todos os competidores), e pela bailarina Márcia Jaqueline, a mais coerente entre os cinco na bancada.

Com avaliações precisas, ela justificou cada décimo que tirou da nota final que atribuiu a cada um dos competidores.

"Eu gostei muito, adorei a coreografia. A sua colocação logo no começo da dança já estava linda. Eu dei 9,9 e, como a gente é júri técnico, a gente sempre vê alguns detalhes. Então, quando for fazer alguma coisa de giro, nunca perder o contato da cabeça, principalmente com ele, que te deixa no eixo", disse a Mariana Ferrão.

"Parabéns, adorei a concepção da coreografia, toda a história que vocês passaram para a gente. Minha nota foi 9,8, com um conselho. Tomar cuidado com a sua postura para as outras danças que você vier a fazer", aconselhou a Bia Arantes.

"Minha nota é 9,9, só porque eu achei que alguns momentos da retomada dos movimentos eu achei que ficaram um pouco perdidos", falou para Erika Januza. "Em alguns momentos, eu achei você um pouco perdido no tempo do pé, porque essa dança é muito marcada os passos e o tempo. Mas achei que vocês estavam superentrosados. Mas, por esse desencontro, eu dei 9,8", disse a Danton Mello.

Com a eliminação de Mariana Ferrão, seguem na competição Dani Calabresa, Leo Jaime, Bia Arantes, Erika Januza e Danton Mello. No próximo domingo (2), eles dançarão samba e dois competidores serão eliminados.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.