Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MATERNIDADE

Juliana Paes volta no tempo e se questiona após drama pesado de Pedaço de Mim

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Pedaço de Mim, Juliana Paes está olhando para baixo, com a expressão de tristeza

Juliana Paes é a protagonista Liana na série Pedaço de Mim, na Netflix: atriz voltou no tempo

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 12/7/2024 - 14h00

O drama vivido por Liana (Juliana Paes) em Pedaço de Mim não fez apenas o público pensar no que faria ou não no lugar da personagem. A própria protagonista da série de melodrama da Netflix voltou ao passado para questionar de onde veio sua vontade em ser mãe. Na história, ela engravida de gêmeos de dois homens diferentes: seu marido e um estuprador.

"Quando eu comecei a desenhar a Liana, fiquei me questionando de onde tinha vindo o meu próprio desejo de ser mãe, sabe? Onde foi que nasceu? Eu me peguei voltando no tempo e tentando lembrar se tinha sido aquele sonho interno ou algo que a sociedade acaba impondo pra gente como sendo um caminho, o único caminho possível de desenvolvimento feminino", disse Juliana ao Notícias da TV.

Mãe de Pedro, de 13 anos, e Antônio, de dez, frutos do casamento da artista com o empresário Carlos Eduardo Baptista, Juliana não passou nem perto da experiência da personagem em suas gestações. Ao saber da superfecundação heteroparental, a personagem pensa em abortar o bebê fruto do estupro, mas com receio de botar em risco a vida do outro neném, ela desiste.

Em uma cena dilacerante, Liana comenta com a personagem de Palomma Duarte que não tem coragem de contar ao filho de Oscar (Felipe Abib) que ele só está vivo porque ela teve medo de perder o herdeiro de Tomás (Vladimir Brichta), seu marido.

"Desde o início, eu via a Liana como uma mulher sempre sem escuta. Ela não era escutada pela mãe, ela não foi escutada pela melhor amiga, ela não foi escutada pelo próprio marido. E não tem nada que deixe a gente mais sem lugar no mundo, sem senso de pertencimento do que não ser ouvido. Como você pode ser feliz e alegre e ter brilho no olho assim? E ela sempre teve esse componente de não ser escutada desde muito jovem", avaliou a atriz, que negocia seu retorno à Globo.

Para Juliana, sua obsessão por ser mãe --que desencadeia uma crise com o marido logo no comecinho da série-- tem relação com tudo que ela viveu desde muito jovem e não com um desejo genuíno em maternar.

"Acho que isso tudo vai deixando essa mulher sempre muito oprimida e faz ela colocar nesse desejo pela maternidade, pela formação de uma família feliz, a única possibilidade de redenção. E aí, quando esse sonho é atravessado por esses acontecimentos, ela se torna uma mulher abafada. A Liana é uma mulher abafada", concluiu.

Durante todos os 17 episódios, Juliana Paes consegue demonstrar a dor e a tristeza da personagem no olhar sempre vazio e escuro. O conhecido sorriso largo da estrela deu lugar a um tom melancólico inédito na carreira de quase 25 anos da atriz. Ela assegura que sua composição foi fruto do drama vivido por Liana e pelos questionamentos que o trabalho suscitou em sua própria história.

"A gente vai jogando tudo isso dentro de um caldeirão, e, no set, a magia acontece. Eu chegava em casa após as gravações com um buraco dentro de mim. As dores da Liana são tão fortes, tão latentes e tão atuais, que Pedaço de mim tirou um pedaço de mim também. Acho que eu nunca vivi uma personagem que tenha me colocado num lugar de tanta angústia. Se eu pudesse defini-la em duas palavras seria solidão e medo", acrescentou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.