Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JÁ PERDEU?

Jovem Pan vive crise nos bastidores após programa cravar derrota de candidata

REPRODUÇÃO/JOVEM PAN

Ana Paula Henkel em sua casa participando de um programa da Jovem Pan, usando óculos, e falando de Simone Tebet

Jovem Pan crava derrota de candidata à presidência Simone Tebet cinco meses antes das eleições

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 25/5/2022 - 14h43

O programa Os Pingos nos Is, apresentado nos fins de tarde da Jovem Pan, causou criou uma crise interna no canal de notícias nesta quarta (25). A edição da última terça (24) cravou a derrota nas eleições presidenciais da candidata Simone Tebet (MDB) na tarja de seus destaques. A situação viralizou nas redes sociais e causou revolta na Redação e em jornalistas políticos.

A candidatura de Simone Tebet foi oficializada nesta semana pelo antigo PMDB. Ela se apresenta como uma opção da chamada terceira via conta a polarização entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) que se indica para o pleito de outubro. A atração repercutia a decisão, mas cravou que a atual senadora não irá vencer ou sequer ter chances de incomodar os atuais líderes das pesquisas.

"MDB oficializa Tebet para perder disputa à presidência", dizia o gerador de caracteres. A opinião dos comentaristas Ana Paula Henkel e Guilherme Fiuza corroboraram com o que se dizia na tarja. Ambos declararam que Simone é um nome sem apelo nenhum junto ao público e que a polarização é certa.

Mesmo que tudo indique uma disputa entre Lula e Bolsonaro, o caso gerou polêmica. O GC foi considerado antiético e contra as boas práticas do jornalismo. Cravar que uma derrota vai acontecer cinco meses antes da votação foi muito malvisto pela Redação, segundo apurou o Notícias da TV.

O caso só chegou à direção da Jovem Pan após a coluna provocar a empresa sobre o que teria acontecido. Houve perplexidade, porque mesmo que os programas da Jovem Pan tenham liberdade editorial para opinar, existe diferença entre opinião e informação. E o letreiro indicava a "derrota" de Simone Tebet como um fato certo.

Ao Notícias da TV, a Jovem Pan reconheceu o erro e pediu desculpas pela tarja inadequada. A expectativa é que o programa Os Pingos nos Is também cite o assunto e peça desculpas não só para os telespectadores, mas também para a própria Simone e seus apoiadores.

A situação ficou ainda mais grave pela importância que Os Pingos nos Is tem na programação da Jovem Pan. A atração de debates é dona da maior audiência do canal na TV paga e, não raramente, chega a vencer o Edição das 18h, da GloboNews, por alguns momentos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.