SAIBA QUEM
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Despedida de Fátima Bernardes do Encontro reuniu parceiros, equipe e plateia nesta sexta (1º)
Parceiro de Fátima Bernardes durante sete anos, entre 2012 e 2019, Lair Rennó ficou fora da despedida da apresentadora do Encontro. Além de estar impedido de aparecer na emissora por trabalhar na Record atualmente, o jornalista entrou na Justiça contra a Globo e pede reconhecimento do vínculo como funcionário e também espera receber o equivalente ao salário de Fátima Bernardes pelas vezes que a substituiu no comando do programa.
Rennó começou no Encontro como porta-voz dos telespectadores, mostrando fotos, vídeos e comentários do programa na internet. A partir de 2014, passou a analisar os assuntos tratados na atração, fosse com a plateia ou com os convidados. Andre Curvello passou a ocupar esse espaço sozinho.
Em junho, o programa de Fátima Bernardes mostrou momentos marcantes do Encontro nos últimos dez anos e, nesta sexta-feira (1º), reuniu no estúdio repórteres e parceiros que colaboraram com as pautas ao longo da trajetória. Lair, no entanto, não foi citado.
O jornalista foi dispensado em dezembro de 2019. Na ocasião, a Comunicação da Globo se limitou a dizer que ele estava se despedindo após "20 anos de uma trajetória conjunta de sucesso, carinho e respeito".
Nascido em Belo Horizonte e formado pela PUC Minas Gerais, Lair Rennó começou sua carreira de jornalista na EPTV Sul de Minas de Varginha. Após uma passagem pela Rede Minas como chefe de Redação, foi contratado como repórter da Globo mineira.
Pouco depois, foi promovido a apresentador dos jornais Bom Dia Minas e Radar MG. Em 2009, o jornalista chamou a atenção da GloboNews por seu perfil jovem e foi contratado pelo canal de notícias da TV paga, antes de migrar para o Entretenimento.
Em sua despedida da Globo, ele agradeceu Fátima Bernardes. "Fátima sempre diz: 'Diário e ao vivo não é para os fracos'. Ela tem razão. Só se esqueceu de dizer que ao lado dela tudo se ameniza, tudo é leveza. Ao lado dela, você se fortalece sempre", declarou. Veja abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Após a demissão, Lair Rennó entrou com uma ação na Justiça para cobrar direitos que, segundo ele, foram sonegados entre 2014 e 2019. O jornalista alega que trocou a carteira assinada (CLT) por vínculo como PJ (Pessoa Jurídica).
De acordo com informações divulgadas pelo site NaTelinha em janeiro deste ano, o ex-Encontro exige reconhecimento do vínculo empregatício e pede aproximadamente R$ 4 milhões, além de equiparação salarial com Fátima Bernardes referente aos dias que a substituiu como apresentador do matinal.
Em fevereiro de 2022, mais de dois anos depois de ter saído da Globo, Lair Rennó foi contratado como apresentador da Record Minas Gerais. Ele também dá expediente no Fala Brasil para cobrir ausência dos titulares.
Ver essa foto no Instagram
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.