Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTREVISTAS COM CANDIDATOS

Jornal Nacional na CNN? Globo faz acordo com concorrentes para divulgar sabatinas

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

William Bonner com uma gravata azul e sorriso durante entrevista com Jair Bolsonaro

William Bonner na sabatina do Jornal Nacional: Globo fez acordo com TVs para liberar imagens

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 27/8/2022 - 7h00

Durante a semana que as entrevistas ao vivo realizadas pela Globo com candidatos à presidência no Jornal Nacional foram assunto em TVs concorrentes. A CNN chegou até a exibir trechos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última quinta (25), antes da GloboNews, o canal de notícias da emissora líder. Mas não houve pirataria, e sim um acordo entre a líder e outros veículos.

Foram negociados 30% do tempo de imagens das entrevistas, com edição livre para as empresas usarem na programação quando bem entenderem. Além de Jovem Pan News e CNN Brasil, Band e SBT exibiram trechos das sabatinas.

Ou seja, dos 40 minutos, as empresas concorrentes poderiam usar até 12 para mostrar os melhores momentos. Tal acordo é inédito. A Globo usava a sabatina no Jornal Nacional apenas em suas plataformas, até como uma forma de valorizar o trabalho de seus jornalistas.

O entendimento da emissora mudou pela repercussão e expectativa que as sabatinas tiveram com o público neste ano. A CNN Brasil, por exemplo, ao perceber o interesse, chegou a enviar um repórter para a porta da sede dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, para cobrir a chegada dos presidenciáveis às entrevistas.

Os números mostram que a decisão foi acertada. Na segunda (22), o Jornal Nacional conseguiu 32,6 pontos com picos de 37 em São Paulo ao receber Jair Bolsonaro (PL). Já na quinta, com Lula, foram 31,7 pontos com picos de 34. Os dados representam os dois maiores números de JN em 2022 na capital paulista, principal mercado de televisão do país. 

No Nordeste, onde Lula tem mais aceitação popular, a entrevista da última quinta superou a audiência da sabatina de Bolsonaro no início da semana. Em Fortaleza (CE), o candidato do PT fez o JN registrar 29 pontos, ante 27 de Bolsonaro e 25 de Ciro Gomes (PDT).

Já no Recife, capital de Pernambuco, terra natal de Lula, a prévia do Ibope indica que sua entrevista no principal noticiário da televisão obteve 41 pontos de média com picos de 45. Na segunda, Bolsonaro conseguiu 37 pontos.

Para o último debate do primeiro turno, que será realizado pela Globo em 29 de setembro, existe um plano em manter o mesmo expediente que ocorreu nesta semana. No entanto, isso ainda será negociado com os interessados. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.