Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DIRETOR DA RECORD

Ibope não define sucesso de um programa na TV, diz criador do Arquivo Confidencial

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Ao canal de Elcio Coronato no YouTube, Detto Costa relata experiência com Silvio Santos, Golias e Faustão - REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Ao canal de Elcio Coronato no YouTube, Detto Costa relata experiência com Silvio Santos, Golias e Faustão

REDAÇÃO

Publicado em 10/4/2019 - 19h08

Detto Costa, diretor de criação da Record há 15 anos e responsável por quadros de sucesso da TV, como o Arquivo Confidencial, do Domingão do Faustão, teceu algumas críticas ao Ibope, responsável por medir a audiência da TV brasileira. Para ele, os números apresentados pelos relatórios da empresa não definem se um programa terá ou não vida longa na televisão.

"Televisão é uma coisa tão complicada, tão difícil, que nem mesmo o Ibope sabe o que vai dar certo. O Ibope acerta quem vai ser o governador, mas não acerta se aquele programa vai ser sucesso", avaliou ele em entrevista ao canal que Elcio Coronato mantém no YouTube.

Costa tem mais de 50 anos de experiência no mercado, com passagens pelas principais emissoras do país. Ele trabalhou 16 anos diretamente com Silvio Santos, dirigindo quadros e programas tradicionais do dono do SBT, como o Topa Tudo Por Dinheiro, Namoro na TV e Troféu Imprensa.

Seu maior ídolo, no entanto, é Flavio Cavalcanti (1923-1986), com quem trabalhou na extinta Tupi. "Ele foi uma revolução na televisão. É o maior conhecedor da TV do Brasil de todos os tempos. Todo mundo copiou o Flavio: Silvio Santos, Fantástico, Globo... Ele fazia televisão do nada", afirmou.

Os intervalos na TV

Pensador e estrategista de grade de programação, Detto Costa avaliou que observar a televisão e o que movimenta os programas é fundamental. "Na TV tem o comercial. Se você muda de canal e vê um macaco falando inglês, você não volta mais. A mudança de canal é um perigo. O comercial é o motivo para assistir a televisão e, ao mesmo tempo, é o maior vilão."

Quando o assunto são seus trabalhos marcantes, o profissional de bastidores valorizou Ronald Golias (1929-2005). Ele também deixou sua marca em programas de Xuxa, Gugu e Faustão. Ao último, se refere como um amigo que adorava escutar suas histórias. Seu currículo na Record se estende a programas como Hoje em Dia, Tudo É Possível e Domingo Espetacular.

Confira a entrevista de Detto Costa ao canal de Elcio Coronato:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.