Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TV QUE PENSA

Ciclo de debates Fronteiras do Pensamento vira série e estreia na TV Cultura

DIVULGAÇÃO

O escritor angolano José Eduardo Agualusa, que participará do programa a ser exibido em 10 de maio - DIVULGAÇÃO

O escritor angolano José Eduardo Agualusa, que participará do programa a ser exibido em 10 de maio

REDAÇÃO

Publicado em 10/4/2019 - 5h25
Atualizado em 10/4/2019 - 7h43

Realizado há 13 anos no Brasil, o ciclo de debates Fronteiras do Pensamento virou série de televisão. A TV Cultura exibirá a primeira temporada do projeto a partir de 30 de abril, com um episódio novo a cada terça-feira, sempre às 23h. Nessa leva inicial, serão mostradas as reflexões de Joshua Greene, José Eduardo Agualusa, Mark Lilla e Alejandro Zambra, todas gravadas em eventos no ano passado. 

O episódio inicial, que será transmitido no dia 30 de abril, trará Joshua Greene, psicólogo, neurocientista e filósofo americano. A maior parte de sua pesquisa envolve o julgamento moral e a tomada de decisões, considerando a racionalidade e a emoção nas escolhas do indivíduo.

Na sequência, em 7 de maio, será a vez do angolano José Eduardo Agualusa expor sua visão de mundo. Para o escritor, os livros são um território de pensamento e a literatura é um exercício permanente de colocar-se na pele do outro.

O terceiro participante será Mark Lilla, especialista em história intelectual, com foco particular no pensamento político e religioso do ocidente. O episódio será exibido no dia 14 de maio.

O conferencista se envolveu em uma polêmica em 2016, quando assinou um artigo defendendo que a vitória de Donald Trump foi baseada na fixação democrata pela questão da diversidade. O caso rendeu o livro O Progressista de Ontem e o do Amanhã, lançado no Brasil em 2018.

O escritor chileno Alejandro Zambra encerrará a série Fronteiras do Pensamento, em 21 de maio. O ensaísta é considerado um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana contemporânea por defender que é preciso indagar quais os lugares ocupados pela literatura e o que significa ler e escrever na atualidade.

Fronteiras do Pensamento

Com repercussão na mídia nacional, o Fronteiras do Pensamento se tornou uma referência cultural. Todos os anos, a iniciativa apresenta nomes dos mais relevantes para a reflexão sobre a contemporaneidade e as crises pelas quais a humanidade passa.

A temporada 2019 do evento começa em 13 de maio, com as reflexões da política e ativista moçambicana Graça Machel, viúva de Nelson Mandela (1918-2013) em Porto Alegre; no dia 15, ela se apresenta em São Paulo.

TUDO SOBRE

TV Cultura

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.