Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FUTEBOL EM QUEDA

Ibope do Brasileirão cai 14% e tem pior índice de 'era exclusiva' da Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Atacante Hulk comemora gol no Campeonato Brasileiro no Mineirão pelo Atlético Mineiro

Hulk, atacante do Atlético Mineiro: Brasileirão 2021 tem pior audiência da "era exclusiva" da Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 14/12/2021 - 16h29

O Campeonato Brasileiro está em baixa. Com a edição de 2021, que consagrou o bicampeonato do Atlético Mineiro após 50 anos da primeira conquista, a Globo obteve a menor audiência em TV aberta desde a saída da Band da competição. Em relação à temporada 2020, que foi finalizada em fevereiro, a queda foi mais acentuada na Grande São Paulo.

Segundo dados consolidados obtidos pelo Notícias da TV, todas as 38 transmissões da competição marcaram 18 pontos de média no principal mercado de televisão do Brasil. O maior número obtido por uma partida neste ano foi com Flamengo 1 x 0 Corinthians, com 25 pontos em 17 de novembro.

Ao todo, foram 38 jogos da Série A transmitidos na capital paulista: 25 aos domingos; sete às quartas-feiras; dois às terças, dois às quintas e dois aos sábados. No ano passado, a principal liga nacional obteve 21 pontos de média geral, o que demonstra uma queda de 14,2% nos números, segundo o Ibope.

Desde o início do atual formato do Brasileirão em 2006 (20 clubes em turno e returno), a edição de 2021 superou as de 2012, 2013 e 2014 e igualou a temporada 2015, que teve o Corinthians como campeão. Mas, em todas elas, a Globo tinha uma parceira na exibição do torneio, a Band. A rede do Morumbi deixou o torneio em 2016.

No Rio de Janeiro, a média da Série A deste ano foi de 21 pontos. Por lá, foram 25 jogos exibidos, com 17 aos domingos; quatro às quartas-feiras; dois às terças; um quinta e um sábado. O número de jogos é menor na capital fluminense por causa das transmissões de Vasco e Botafogo, que jogaram a Série B. Com o resultado, o Brasileirão 2021 superou os de 2010, 2013, 2014 e 2015 e igualou o de 2012 no Rio.

Por fim, no PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede a audiência das 15 principais metrópoles do Brasil, o Brasileirão 2021 obteve 18 pontos. É uma queda também de 14,3%, já que o torneio também obteve os mesmos 21 pontos alcançados em São Paulo no mercado nacional. Na média histórica, o Brasileirão 2021 superou 2013 e 2014 e igualou 2015.

A Globo está preocupada com o viés de queda da competição, mas ainda consegue negociar bons contratos publicitários com o torneio. No mês passado, a emissora fechou com sete patrocinadores para o Brasileirão de 2022. O faturamento chega próximo a R$ 2 bilhões. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.