Estratégias de programação
Zé Paulo Cardeal/TV Globo
O apresentador Fausto Silva em setembro do ano passado; o Domingão ficou 1h25min sem intervalo comercial
DANIEL CASTRO
Publicado em 13/1/2014 - 20h59
A Globo não é mais a mesma. No último domingo, a emissora permaneceu durante uma hora e 54 minutos sem intervalos comerciais, em pleno horário nobre. Lançou mão de uma estratégia de programação que sempre criticou na Record e no SBT, por privilegiar a audiência.
Depois de um bloco de quatro minutos comerciais no Domingão do Faustão, a Globo ficou sem intervalos das 19h20 até as 21h14. Foram hora e 25 minutos de Domingão do Faustão e 29 minutos de Fantástico sem ir para o break.
Nesse período, houve apenas uma ação de merchandising, às 20h07, com a apresentação de um teaser de uma nova campanha de uma marca de calçados, e uma locução informando o patrocinador do Fantástico.
O que a Globo fez é chamado de estratégia de guerrilha. A emissora fez um intervalo comercial exatamente no momento em que a Record trocava O Melhor do Brasil pelo Domingo Espetacular, sua maior audiência atualmente, e só voltou a ter break quase uma hora e meia depois. Assim, fez tudo o que podia para manter seu telespectador longe do controle remoto. Funcionou. O Domingo Espetacular perdeu um ponto em sua média (deu 9 na Grande São Paulo).
Fontes da Globo negam que tenha sido uma estratégia de programação para combater a Record. Dizem que o Domingão do Faustão já estava gravado desde dezembro com a "paginação" levada ao ar. E que o longo tempo sem intervalo foi uma coincidência, porque as Vídeo Cassetadas foram maiores.
No domingo anterior, contudo, o Domingão do Faustão foi quase tão longo quanto o úlitimo (três horas e 44 minutos) e houve um intervalo das 20h21 às 20h27.
A Globo, que está cada vez mais “flexível”, na definição de seu diretor-geral, Carlos Henrique Schroder, se aproxima dessa forma do SBT e da Record. Além do corte de comerciais, está reduzindo a duração de novelas que estão com problemas de audiência (caso de Joia Rara e Além do Horizonte) e ontem, passou a reprisar uma nova novela no Vale a Pena Ver de Novo enquanto exibe a última semana da que está acabando. O SBT faz isso desde os anos 1980.
LEIA TAMBÉM:
Volta de Caras & Bocas impulsiona audiência das novelas da Globo
BBB 14 terá Sibéria, sala 'gelada' para punir participantes
Entrevista: Amores Roubados tem 'erotismo' para TV aberta, diz autor
Série vencedora do Globo de Ouro ainda corre risco de ser cancelada
Análise: Com triângulo gay, Amor à Vida ganha trama, mas perde Félix
Audiência da TV paga dispara e já é maior do que a da Record e Band juntas
Fora do ar, equipe da ESPN insinua sobre sexo com Anitta e Inezita Barroso
Série policial da Globo terá beijo e 'pegação ardente' entre mulheres
Aguinaldo Silva cutuca autores que 'apenas cumprem tarefa'
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.