Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Reta final

Com triângulo gay, Amor à Vida ganha trama, mas perde Félix

Estevam Avellar/TV Globo

Mateus Solano (Félix) e Thiago Fragoso (Niko) se entreolham em cena de Amor à Vida, novela da Globo - Estevam Avellar/TV Globo

Mateus Solano (Félix) e Thiago Fragoso (Niko) se entreolham em cena de Amor à Vida, novela da Globo

RAPHAEL SCIRE

Publicado em 13/1/2014 - 19h29

Entre os noveleiros de plantão, não se fala em outra coisa: é forte a torcida para que o relacionamento de Niko (Thiago Fragoso) e Félix (Mateus Solano) realmente dê certo e o casal gay engate um final feliz. Antes o grande vilão da história, o personagem de Solano roubou a cena na novela de Walcyr Carrasco e, sem surpresa, praticamente carrega Amor à Vida sozinho nas costas.

Logo no primeiro capítulo, atraiu a atenção dos telespectadores pela crueldade de jogar uma bebê recém-nascida em uma caçamba de lixo. Suas frases cortantes, o humor ácido, os bordões religiosos, os trejeitos e a simpatia de seu intérprete garantiram a Félix comparações com a última grande malvada do horário nobre, a inesquecível Carminha (Adriana Esteves), de Avenida Brasil.

Félix conseguiu, ainda, colocar de escanteio a torcida pelo casal protagonista da história: os insossos Bruno (Malvino Salvador) e Paloma (Paolla Oliveira). Não se pode afirmar que os atores estejam ruins em seus respectivos papéis, pelo contrário. Fazem o que podem com um texto capenga, extremamente teatral e, por ora, piegas. A falta de uma trama forte entre os dois, com intrigas a separá-los, ajudou a minar a relação.

E Félix, mais uma vez, ganhou destaque. Em todas as cenas de barraco da família Khoury, era ele quem ganhava os holofotes. A cada sequência, Felix tornava-se maior ainda _ponto para o talento de Solano. Foi desmascarado e o autor decidiu, então, que seria a hora de regenerar o personagem.

O vilão passou por um detox de bondade. Ficou caricato, foi parar na rua 25 de março, vendeu hot dog com uma flor na cabeça, comeu a salsicha que o diabo amassou e, assim, simplesmente, ficou bonzinho. A menos que Walcyr Carrasco nos reserve uma boa surpresa no final da novela, será difícil engolir uma transformação tão radical como essa. Amor à Vida perde, com isso, seu principal trunfo: um personagem, rico em possibilidades, que ficou plano.

Entretanto, é importante notar que Carrasco acertou ao investir na trama gay de Félix e Niko. Aliás, é nesse núcleo que Amor à Vida tem seu terreno mais sólido. Com diálogos um pouco mais críveis do que o do restante da novela, os gays dominaram a cena. Niko tornou-se o mocinho da história e é disputado por dois bonitões _Eron (Marcelo Antony), a outra ponta do triângulo, tem cada vez menos chances com ele. As telespectadoras torcem para que Niko seja feliz com a família que construiu e, principalmente, com Félix ao seu lado.

Um beijo gay seria um avanço e tanto, ainda mais em uma novela que dificilmente ficará marcada na memória coletiva, mas é um fato secundário. Amor à Vida, nesse terreno, foi bem mais longe. Discutiu com propriedade a adoção por homossexuais, a homofobia familiar e saiu da zona de conforto ao apostar em um casal gay como protagonista, ainda que para isso tenha tido que sacrificar seu vilão.

LEIA TAMBÉM:

'Guerrilheira', Globo fica quase duas horas sem intervalo comercial

BBB 14 terá Sibéria, sala 'gelada' para punir participantes

Na cadeia, Aline ficará em choque ao saber que Ninho está vivo

Valdirene desiste de posar nua, mas levará fora de Carlito

Niko e Félix vão dormir juntos, mas Globo só mostrará o café da manhã

Félix ameaça tirar a roupa e convence polícia a prender Aline


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.