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A FAZENDA

Gretchen aciona advogada após ser usada pela Record para atrair anunciantes

DIVULGAÇÃO/BAND

Gretchen participou da final do MasterChef, da Band; cantora vai rever contrato com a Record - DIVULGAÇÃO/BAND

Gretchen participou da final do MasterChef, da Band; cantora vai rever contrato com a Record

GABRIEL PERLINE

Publicado em 2/8/2018 - 5h28

Gretchen não ficou nada feliz ao saber que a Record tem usado sua imagem para atrair anunciantes para a nova temporada de A Fazenda, que estreia em setembro. A cantora acionou sua advogada para cuidar do caso e tentar chegar a um acordo financeiro com a emissora por usá-la como isca para marcas que possam vir a patrocinar o reality show.

"Não precisa nem ser um percentual em cima do valor pago pelos patrocinadores, mas que a gente acerte um valor para que eles possam usar [a minha imagem], como todo mundo faz", disse ela ao Notícias da TV.

A cantora foi uma das influenciadoras digitais convidadas pela Band para participar da final do MasterChef, realizada na noite de terça-feira (31), em São Paulo, e se mostrou chateada com a Record por não ter sido procurada em nenhum momento para tratar do assunto.

Outro ponto que deixou Gretchen ofendida foi quando percebeu que a emissora atribui a si o mérito de ter tirado a artista do ostracismo e ressuscitado sua carreira, transformando-a na rainha dos memes na internet.

"Não deveriam usar a minha imagem para adquirir patrocinadores e nem dizer que eu voltei [ao estrelato] por causa de A Fazenda. É mentira, porque eu fiz A Fazenda e depois fui morar na Europa, fiquei três anos sem vir para o Brasil. Não foi A Fazenda que me trouxe de volta aos holofotes, e sim o meu canal no YouTube, os memes e a Katy Perry. A Fazenda foi antes de eu ir embora para a Europa. Fizeram a coisa com uma conotação errada", explicou.

Gretchen agora conta com a ajuda de sua advogada para saber quais passos seguir. Ela pediu para a profissional revisar o contrato que assinou para participar do reality, em 2012, e ver se existe alguma cláusula que permita que a emissora utilize sua imagem para fins comerciais.

"Eu acho que eles têm que vir conversar comigo. Eu não me importo, é válido usar, mas vamos conversar. Hoje em dia tudo é um negócio, e eu vivo da minha imagem. Eles que conversem comigo, vamos entrar num acordo e está tudo bem. Eu até ajudo eles a conseguirem patrocinadores, mas não os autorizo a usar a minha imagem dessa forma", afirmou.

Procurada pela reportagem, a Record não se manifestou sobre o caso.

Entenda
A Record está em busca de grandes marcas para anunciarem na nova temporada de A Fazenda e acabou de distribuir para agências de publicidade o seu plano comercial. Além dos números impactantes e uma oferta das mais generosas em exposição para as empresas que vierem a patrocinar o programa, um detalhe chama a atenção: a emissora apelou até para Gretchen para seduzir seus alvos.

No arquivo de 35 páginas, uma delas é dedicada exclusivamente à rainha dos memes da internet. Cinco fotos da cantora foram dispostas numa linha do tempo, que mostra a ascensão midiática da artista desde que participou do reality rural, em 2012, até sua projeção internacional.

"A imagem da rainha dos memes impulsionada pela Record TV", diz o título da página. "Podemos fazer mais pela sua marca", promete a emissora, após apresentar a trajetória da artista.

De fato, a carreira de Gretchen deu uma guinada após A Fazenda. Suas expressões faciais e seu comportamento renderam uma infinidade de memes, que ainda hoje, seis anos após a participação, reverberam nas redes sociais.

Mas a Record, embora tenha confinado a cantora em seu reality show, não teve participação direta em sua ascensão, já que os memes foram gerados espontaneamente pelo público, e soa pretensiosa ao citar-se, ainda que indiretamente, como responsável pelo fenômeno Gretchen.

A saída da brasileira do ostracismo se deu graças aos internautas, que de tanto usarem sua imagem em situações engraçadas acabaram despertando a atenção de artistas internacionais.

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