Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRIGA JUDICIAL

Gloria Vanique processa Globo para ter mesmo salário que Bocardi e Tralli

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gloria Vanique com a blusa roxa nos estúdios do Bom Dia São Paulo

Gloria Vanique ainda na Globo, em 2020: apresentadora processou a emissora na Justiça

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 11/4/2022 - 7h00

A jornalista Gloria Vanique está processando a Globo na Justiça do Trabalho. A apresentadora pede uma reparação e equiparação salarial em relação aos seus colegas que também eram âncoras, como Rodrigo Bocardi e César Tralli. Entre 2012 e 2020, ela foi coapresentadora do Bom Dia São Paulo e comandou o programa --além de SP1 e SP2-- nas folgas dos titulares.

Conforme apurou o Notícias da TV, Gloria argumenta no processo que exercia função de apresentadora, mas não era remunerada de acordo com o cargo. A ação foi protocolada no ano passado e ainda não tem previsão para ser julgada.

A jornalista entrou na emissora em 2007 e durante oito anos recebeu como repórter. Em 2017, chegou a ter uma melhora salarial, o aumento foi relacionado ao status de "repórter de rede" --que são aqueles jornalistas que podem ser aproveitados nos noticiários nacionais: Bom Dia Brasil, Hora 1, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo. 

Entre as aparições em rede nacional no Bom Dia Brasil, por exemplo, constam justamente os períodos em que Gloria fez as vezes de apresentadora no Bom Dia São Paulo durante férias de Bocardi. Após a sua saída, a Globo optou por um revezamento de profissionais no mapa do trânsito da cidade em vez de deixar uma parceria fixa na atração matinal paulista. Luiza Vaz e Sabina Simonato estão nesse rodízio.

A coluna apurou que o processo corre no TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo) em segredo de Justiça. Ainda não houve a primeira audiência, mas fontes do jurídico da emissora e amigos próximos de Gloria confirmaram a existência do processo.

No processo, a jornalista não estipula um valor para a Globo pagar. Ela deixa a decisão para o judiciário em relação aos elementos que foram apresentados, conforme apurou a coluna. Trata-se de uma prática até comum em processos de equiparação. Foi nessa mesma linha o processo da âncora Adriana Araújo contra a Record no ano passado. 

Na ocasião, a Justiça deu ganho de causa para Adriana e reconheceu que ela recebia menos do que deveria. A Justiça ordenou um pagamento de cerca de R$ 500 mil.

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo confirma a existência da ação, mas diz que não comenta casos sub judice. Gloria Vanique também foi procurada desde a última sexta-feira (8), mas não se posicionou até o fechamento deste texto. Caso o faça, a reportagem será atualizada.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.