Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PROJETO RESGATE

Globoplay recupera tesouro de 1974 e passa a disponibilizar novelas incompletas

Divulgação/TV Globo

Betty Faria está ajoelhada ao lado de Milton Moraes, sentado em uma poltrona

Milton Moraes e Betty Faria em cena de O Espigão: novela é a mais antiga que a Globo tem inteira

FERNANDA LOPES e LUCIANO GUARALDO

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 1/12/2023 - 19h19

O Globoplay prepara um verdadeiro tesouro do acervo da Globo para seus assinantes. No ano que vem, disponibilizará a novela O Espigão (1974) no streaming para comemorar os 50 anos da trama de Dias Gomes (1922-1999). É a obra mais antiga que a emissora tem completa em seus arquivos. Clássicos incompletos também serão disponibilizados, mas em pedaços --alguns terão apenas um capítulo na plataforma.

A revelação de O Espigão foi feita na noite desta sexta-feira (1º), durante um painel do Globoplay na CCXP voltado para o Projeto Resgate, que desde 2020 disponibiliza novelas completas no streaming --e que teve seu fim confirmado para 2027. Até lá, há muito chão pela frente. "Ainda temos mais de 90 títulos pra publicar. E deixa dois spin-offs: o resgate de séries e minisséries e o Projeto Originalidade", valorizou Carolina Arca, coordenadora de Programação e Conteúdo da Globo, durante a feira de cultura pop.

Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos do Grupo Globo, ressaltou que as novelas são os produtos de maior apelo no Globoplay. "É o que mais mobiliza as pessoas. Há 60 anos, coloca as pessoas juntas, reunidas, faz com que elas falem sobre aquilo. Tinha um tesouro no acervo da Globo que precisava ser compartilhado."

"É claro que esse projeto bebe de outras coisas que vieram antes. O Vale a Pena Ver de novo, o Canal Viva, que é o de maior audiência da TV paga, e por fim veio o Globoplay. Nosso objetivo é resgatar todas as novelas que estão no acervo, inteiras ou em pedaços", apontou o executivo.

A opção por falar "em pedaços" não ocorreu por acaso. Brêtas e sua equipe anunciaram o Projeto Fragmentos, que disponibilizará capítulos incompletos de novelas antigas --há casos de fitas que se perderam em incêndio, e outros em que elas eram reaproveitadas para gravar outro conteúdo por cima.

O novo projeto começa em 24 de janeiro do ano que vem, com a disponibilização da versão original de O Rebu (1974), Coração Alado (1980), Estúpido Cupido (1976) e Chega Mais (1980). Depois, a plataforma adiciona um novo título fragmentado todo mês, até 2025, quando terá 28 novelas (ou, melhor dizendo, pedaços delas).

"Em alguns casos, temos só um capitulo; em outros, temos sete, ou 20. Não tem o arco completo, mas tem valor. Faz parte da nossa vontade de ver como era uma novela daquela época", valorizou Brêtas. No fim de outubro, a plataforma flertou com a ideia ao lançar a minissérie Avenida Paulista (1982) sem o capítulo 6. Depois, o episódio perdido foi recuperado graças à exibição da produção em outros países.

"É um tesouro para empresa, mas é também para nós que fazemos e para o publico. É uma preservação de uma memória afetiva e do patrimônio de todos nós brasileiros", elogiou Mariana Ximenes, que adiantou que vai se emocionar com o lançamento de Andando nas Nuvens (1999), sua primeira novela na Globo e que será disponibilizada (completa) em 2024.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.