Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

O POVO DE DEUS

Globo troca Todas as Flores por documentário sobre os evangélicos

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

De blusa e calça preta, Mariana Jaspe posa para a foto: ela tem cabelos crespos

Mariana Jaspe é cineasta e dirige documentário sobre os evangélicos que a Globo vai exibir

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 10/11/2023 - 18h33

Com o fim de Todas as Flores, a Globo exibirá um documentário sobre a religião evangélica no Brasil. A ideia é que a série de quatro episódios entre na grade após Terra e Paixão às quartas-feiras e seja lançada no Globoplay simultaneamente. A cineasta Mariana Jaspe, que esteve à frente de Flor de Lis: Questiona ou Adora, foi escalada para o projeto.

A obra tem como base o livro Povo de Deus: Quem São os Evangélicos e Por Que Eles Importam?, do autor Juliano Spyer, um antropólogo que estuda o fenômeno religioso, e narra a história das missões evangélicas, desde o século 19 até a multiplicação dos templos nos dois séculos posteriores.

O objetivo do projeto é traduzir um universo cultural brasileiro para uma série áudio visual. A equipe, comandada por Rafael Dragaud, quer retratar a complexidade do tema, sem preconceitos e com seriedade e empatia. "Guiados pelo excelente livro de Juliano, temos uma bela estrada pela frente. A vontade é de entender melhor o Brasil de hoje", escreveu o diretor no Instagram.

O documentário é mais uma tentativa de agradar uma boa parcela dos evangélicos que ainda torcem o nariz para a Globo. O Notícias da TV já contou que há uma preocupação de Amauri Soares em aproximar a emissora desses telespectadores.

De acordo com o discurso do novo diretor da Globo, está havendo uma mudança muito grande no perfil do brasileiro. Apesar de ainda ser o maior país católico do mundo, o Brasil está se tornando um país multirreligioso.

Em uma recente reunião com autores, Amauri explicou que o catolicismo deixará de ser a religião prevalecente entre a população em breve e que, dentro de dez anos, os evangélicos serão maioria. E o todo-poderoso da Globo não quer afastá-los ainda mais da emissora --algo que se acirrou bastante durante o governo de Jair Bolsonaro.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.