Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NOVA REGRA

Globo Repórter se transforma em Vídeo Show para evitar vexame no horário nobre

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Sandra Annenberg e Gloria Maria no estúdio do Globo Repórter

Gloria Maria e Sandra Annenberg no Globo Repórter: programa transforma privilégio em regra

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 23/9/2022 - 7h00

A Globo baixou uma regra e passa a usar o Globo Repórter como arma para divulgar suas novas produções de horário nobre. A partir de agora, qualquer lançamento de novela das nove terá um programa especial explicando a trama, com uma temática que apresente o folhetim para o público. A autopropaganda lembra a aura do extinto Vídeo Show (1983-2019) e visa evitar o vexame que ocorreu recentemente com Um Lugar ao Sol (2021).

A emissora voltará a falar de Pantanal nesta sexta (22) no Globo Repórter. Sandra Annemberg e Gloria Maria vão apresentar uma edição especial sobre o êxito do remake e detalhes exclusivos sobre a gravação do último capítulo da novela de Bruno Luperi, que contou com a participação de atores que fizeram a versão original em 1990. 

A estratégia adotada no lançamento de Pantanal, em março, foi primordial para essa mudança da política. Ter uma reportagem especial dentro do programa jornalístico sobre a novela que veio a seguir ajudou a impedir, na visão da Globo, um fracasso parecido com o que aconteceu em Um Lugar ao Sol. 

Na época, o folhetim de Lícia Manzo teve pouca divulgação na programação antes de sua estreia, com apenas uma reportagem especial no Fantástico --enquanto Pantanal já havia tido duas. Após ver sua audiência chegar na casa dos 22 pontos, a emissora tentou correr atrás com uma espécie de relançamento, mas já era muito tarde.

Muitos fãs da história dos gêmeos protagonizados por Cauã Reymond reclamam da postura da emissora com o folhetim até os dias de hoje. Mesmo bem antes de sua estreia, Pantanal tinha um tratamento privilegiado porque era a primeira grande aposta de José Luiz Villamarim como executivo da área de novelas da empresa. Lícia havia sido aprovada na gestão anterior, por Silvio de Abreu, hoje na HBO Max. 

Para Travessia, já existe um Globo Repórter pronto para ir ao ar na sexta que antecede o seu primeiro capítulo, em 10 de outubro. Após as emoções finais da saga de José Leôncio (Marcos Palmeira), o programa vai mostrar os encantos de Lisboa, capital de Portugal, onde a produção de Gloria Perez gravou suas primeiras cenas.

Se a nova novela for um grande sucesso assim como aconteceu com Pantanal, já existe o combinado de explorar isso na reta final. Até então, a Globo só fazia reportagens especiais para o jornalístico semanal na última semana de tramas de grande aceitação popular. Avenida Brasil (2012) e A Força do Querer (2017) foram histórias que haviam ganhado esse, até então, privilégio. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.