NOVO PROGRAMA
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Fernanda Gentil em sua última edição do Esporte Espetacular, em dezembro: rejeitada pelo público
DANIEL CASTRO e GABRIEL VAQUER
Publicado em 23/4/2019 - 5h28
Em busca de um formato para seu programa de estreia na área de Entretenimento da Globo, Fernanda Gentil descobriu que é rejeitada pelos mais velhos, faixa etária que representa o grosso da audiência da TV aberta. A antipatia pela apresentadora foi revelada em uma das pesquisas qualitativas que a emissora fez com o público para ajudar a criar o projeto.
Pesquisas do gênero são normais quando um programa de TV está sendo formatado e um apresentador, testado. O estudo foi realizado no início do mês, e teve atuação direta de Gentil, que foi aos estúdios fazer imagens para o trabalho. Com a pesquisa, a Globo quis testar a reação potencial da audiência a determinadas intervenções da jornalista, que apresentou o Esporte Espetacular até dezembro.
As gravações renderam muitos comentários na emissora, já que foi a primeira vez de Fernanda dentro de um estúdio para o seu programa. Houve especulações de que ela já faria um piloto, mas não havia nenhum cenário montado ou iluminação.
O resultado da pesquisa chegou semana passada e mostrou que a população mais velha não gosta da Fernanda Gentil. Os dados causaram surpresa na Globo, já que a jornalista atuava no Esporte, visto essencialmente por um público mais maduro, e devem influenciar na formatação do programa.
A maior parte do público dos canais abertos, principalmente durante a faixa diurna, é de 50 anos para cima, segundo pesquisa do Ibope feita em 2015 e que foi publicada em primeira-mão pelo Notícias da TV à época.
Na ocasião, foi revelado que 37% da audiência da TV aberta é de pessoas com 50 anos ou mais. Como se trata de uma pesquisa feita há quatro anos, a tendência é de que o número tenha subido, devido ao envelhecimento da população brasileira.
Ainda não há previsão de quando o programa de Fernanda Gentil irá ao ar. A emissora está dando mais tempo para a jornalista e não confirma nem mesmo que a estreia acontecerá em 2019. Existe possibilidade de ela voltar ao ar apenas em 2020.
No último fim de semana, em uma entrevista para a EPTV, afiliada da Globo na região de Campinas, no interior de São Paulo, Fernanda falou sobre a nova atração. Sem dar detalhes, ela prometeu bom humor e admitiu que o projeto está demorando para sair.
"Vai começar do zero, então o processo é demorado, mas não temos pressa. A ideia é colocar no ar alguma coisa bem feita. Não tem cara, nome, nem corpo ainda, tem só ideias. Muito bom humor, informação se precisar ter, porque é ao vivo. Mas a ideia principal é o lado humano, um português claro e uma linguagem leve", explicou.
Enquanto não está no vídeo, Fernanda Gentil também viaja o Brasil com a peça Sem Cerimônia, que tem apresentações marcadas pelo menos até julho. Ela também tem atuação forte nas redes sociais, atualizando seu Instagram diariamente.
Procurada pela reportagem, a Globo disse apenas que "não existe rejeição" a Fernanda Gentil.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.