Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Estreia hoje

Quem foi Jezabel? Conheça a história e o elenco da nova novela da Record

Fotos: Divulgação/Record

A atriz Lidi Lisboa caracterizada como Jezabel, a personagem título da nova novela da Record - Fotos: Divulgação/Record

A atriz Lidi Lisboa caracterizada como Jezabel, a personagem título da nova novela da Record

FERNANDA LOPES, em Paulínia

Publicado em 23/4/2019 - 5h19

Estreia nesta terça (23) a novela Jezabel, nova produção bíblica da Record. A história se passa mais de 800 anos antes de Cristo e é toda focada na personagem título, uma princesa nada encantada. A protagonista, interpretada por Lidi Lisboa, é uma carrasca de seu povo e faz de tudo para ter mais poder. Chega a ordenar uma matança de crianças.

Jezabel, personagem do Antigo Testamento da Bíblia, era uma moça nobre que vinha da Fenícia, região que atualmente corresponde ao território do Líbano e da Síria. Ela foi criada pelo pai, o rei Etbaal (Luciano Quirino), e teve uma infância difícil, com as mortes precoces de seu irmão e sua mãe.

É por esse passado conturbado que ela justfica sua personalidade na vida adulta: Jezabel é uma mulher dominadora, manipuladora, inescrupulosa, sedutora e totalmente cruel, capaz de fazer de tudo para que sua vontade prevaleça.

Logo na primeira semana, por exemplo, ela se aproxima do príncipe Acabe (André Bankoff), já imaginando o poder que terá caso se torne princesa de Israel. Ela até armará para assassinar o pai dele, se casar com Acabe e se tornar logo rainha.

Os mandos e desmandos de Jezabel vão aterrorizar o povo, mas a questão mais impactante será o fato de ela praticar idolatria --ou seja, adorar deuses pagãos, em detrimento do Deus cultuado pelos cristãos. Segundo Bankoff, uma das principais características da personagem e da história é a intolerância: Jezabel mandará matar todos os profetas de Israel, que têm visão religiosa diferente da dela. 

A princesa-vilã também vai influenciar todos a seu redor a cometerem maldades, ordenará o assassinato de qualquer um que se colocar contra ela, mandará que os habitantes em Israel adorem os deuses dela e exigirá que seja feito até um sacrifício de crianças, para mostrar seu poder. 

Enquanto Acabe cederá aos caprichos e às ordens absurdas da mulher, pensando nas melhores estratégias políticas para seu país, ela será enfrentada por Elias (Iano Salomão), o profeta que será fiel a Deus até o fim.

Mas a trama bíblica, prevista para ficar no ar durante cerca de 100 capítulos, terá muitos outros coadjuvantes, que trarão romances e conflitos. Saiba quem são os personagens principais da novela Jezabel:

 André Bankoff é o rei Acabe na novela Jezabel

Acabe (André Bankoff):Sétimo e pior rei de Israel, segundo a Record. Após se casar por uma conveniência político-militar com os fenícios, Acabe se deixa levar pelas manipulações de Jezabel e apoia a idolatria dela, sem pensar no povo e em Deus. Ele se arrepende do que faz em alguns momentos, mas não o suficiente para livrar Israel da má influência de Jezabel.

Iano Salomão é o profeta Elias na trama de Jezabel

Elias (Iano Salomão): Vive para espalhar a palavra do Senhor e é o principal profeta. Elias é o maior inimigo de Jezabel e luta contra a idolatria dela. Homem determinado e destemido que realiza milagres e quer levar o povo de Israel de volta para o culto a Deus.

 Adriana Birolli é Aisha, mulher de Acabe, em Jezabel

Aisha (Adriana Birolli): Uma das mulheres de Acabe, a preferida dele, Aisha é o oposto de Jezabel. O rei recorre a ela para ter conforto e tranquilidade em meio aos conflitos. Aisha é dócil, serena, sábia, humilde e temente a Deus.

 Juliana Knust interpreta Queila na novela da Record 

Queila (Juliana Knust): Cunhada de Jezabel que também veio da Fenícia, Queila é viúva e cria um filho sozinha. Ela e forte e bondosa, mas se prejudica quando conta para Acabe que Jezabel armou um plano contra o general do exército dele. A vilã condena Queila à prisão, mas ela consegue fugir para Sarepta, onde acolhe o profeta Elias e recebe milagres de Deus.

 Rafael Sardão é o general Hannibal em Jezabel

Hannibal (Rafael Sardão): General do exército fenício que se muda para Israel e se torna amante de Jezabel no palácio. Tem desavenças com outro general e, apesar de ser um homem de confiança do rei e da rainha, tem passado comprometedor e misterioso.

 Juan Alba vive o administrador Obadias em Jezabel

Obadias (Juan Alba): Administrador do palácio do rei Acabe e fiel a Deus. Mora com suas duas filhas, mas uma se torna prostituta e a outra é sequestrada. Obadias é um homem inteligente, diplomático e corajoso que servirá de espião do palácio. Ele ajudará os profetas a lutarem contra Jezabel e o povo de Israel a sobreviver à ira da rainha má.

Resumos Semanais

Resumo da novela Jezabel: Capítulo de 12 de agosto

Segunda, 12/8 (Capítulo 80)
O resumo do último capítulo não será divulgado. Além de acompanhar o resumo de Jezabel aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.