Estreia hoje

Quem foi Jezabel? Conheça a história e o elenco da nova novela da Record

Fotos: Divulgação/Record

A atriz Lidi Lisboa caracterizada como Jezabel, a personagem título da nova novela da Record - Fotos: Divulgação/Record

A atriz Lidi Lisboa caracterizada como Jezabel, a personagem título da nova novela da Record

FERNANDA LOPES, em Paulínia - Publicado em 23/04/2019, às 05h19

Estreia nesta terça (23) a novela Jezabel, nova produção bíblica da Record. A história se passa mais de 800 anos antes de Cristo e é toda focada na personagem título, uma princesa nada encantada. A protagonista, interpretada por Lidi Lisboa, é uma carrasca de seu povo e faz de tudo para ter mais poder. Chega a ordenar uma matança de crianças.

Jezabel, personagem do Antigo Testamento da Bíblia, era uma moça nobre que vinha da Fenícia, região que atualmente corresponde ao território do Líbano e da Síria. Ela foi criada pelo pai, o rei Etbaal (Luciano Quirino), e teve uma infância difícil, com as mortes precoces de seu irmão e sua mãe.

É por esse passado conturbado que ela justfica sua personalidade na vida adulta: Jezabel é uma mulher dominadora, manipuladora, inescrupulosa, sedutora e totalmente cruel, capaz de fazer de tudo para que sua vontade prevaleça.

Logo na primeira semana, por exemplo, ela se aproxima do príncipe Acabe (André Bankoff), já imaginando o poder que terá caso se torne princesa de Israel. Ela até armará para assassinar o pai dele, se casar com Acabe e se tornar logo rainha.

Os mandos e desmandos de Jezabel vão aterrorizar o povo, mas a questão mais impactante será o fato de ela praticar idolatria --ou seja, adorar deuses pagãos, em detrimento do Deus cultuado pelos cristãos. Segundo Bankoff, uma das principais características da personagem e da história é a intolerância: Jezabel mandará matar todos os profetas de Israel, que têm visão religiosa diferente da dela. 

A princesa-vilã também vai influenciar todos a seu redor a cometerem maldades, ordenará o assassinato de qualquer um que se colocar contra ela, mandará que os habitantes em Israel adorem os deuses dela e exigirá que seja feito até um sacrifício de crianças, para mostrar seu poder. 

Enquanto Acabe cederá aos caprichos e às ordens absurdas da mulher, pensando nas melhores estratégias políticas para seu país, ela será enfrentada por Elias (Iano Salomão), o profeta que será fiel a Deus até o fim.

Mas a trama bíblica, prevista para ficar no ar durante cerca de 100 capítulos, terá muitos outros coadjuvantes, que trarão romances e conflitos. Saiba quem são os personagens principais da novela Jezabel:

 André Bankoff é o rei Acabe na novela Jezabel

Acabe (André Bankoff): Sétimo e pior rei de Israel, segundo a Record. Após se casar por uma conveniência político-militar com os fenícios, Acabe se deixa levar pelas manipulações de Jezabel e apoia a idolatria dela, sem pensar no povo e em Deus. Ele se arrepende do que faz em alguns momentos, mas não o suficiente para livrar Israel da má influência de Jezabel.

Iano Salomão é o profeta Elias na trama de Jezabel

 

Elias (Iano Salomão): Vive para espalhar a palavra do Senhor e é o principal profeta. Elias é o maior inimigo de Jezabel e luta contra a idolatria dela. Homem determinado e destemido que realiza milagres e quer levar o povo de Israel de volta para o culto a Deus.

 

 Adriana Birolli é Aisha, mulher de Acabe, em Jezabel

 

Aisha (Adriana Birolli): Uma das mulheres de Acabe, a preferida dele, Aisha é o oposto de Jezabel. O rei recorre a ela para ter conforto e tranquilidade em meio aos conflitos. Aisha é dócil, serena, sábia, humilde e temente a Deus.

 

 

 Juliana Knust interpreta Queila na novela da Record 

 

Queila (Juliana Knust): Cunhada de Jezabel que também veio da Fenícia, Queila é viúva e cria um filho sozinha. Ela e forte e bondosa, mas se prejudica quando conta para Acabe que Jezabel armou um plano contra o general do exército dele. A vilã condena Queila à prisão, mas ela consegue fugir para Sarepta, onde acolhe o profeta Elias e recebe milagres de Deus.

 Rafael Sardão é o general Hannibal em Jezabel

 

Hannibal (Rafael Sardão): General do exército fenício que se muda para Israel e se torna amante de Jezabel no palácio. Tem desavenças com outro general e, apesar de ser um homem de confiança do rei e da rainha, tem passado comprometedor e misterioso.

 

  

 Juan Alba vive o administrador Obadias em Jezabel

Obadias (Juan Alba): Administrador do palácio do rei Acabe e fiel a Deus. Mora com suas duas filhas, mas uma se torna prostituta e a outra é sequestrada. Obadias é um homem inteligente, diplomático e corajoso que servirá de espião do palácio. Ele ajudará os profetas a lutarem contra Jezabel e o povo de Israel a sobreviver à ira da rainha má.

 

Últimas de Jezabel

Resumos semanais

Resumo da novela Jezabel: Capítulos de 19 a 21/6

Quarta, 19/6 (Capítulo 42)
Hannibal, Adad e mais soldados entram na cidade. Hannibal pega Baruch. Queila grita desesperada. Obadias pergunta para Sidônio onde levou sua filha. Sidônio responde que Joana saiu do palácio por conta própria. Sidônio diz a ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu casal favorito no Power Couple?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook