Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Reviravolta

Globo dispensa Fernando Rocha, apresentador do Bem Estar, que deve acabar

Reprodução/TV Globo

Fernando Rocha no Bem Estar de ontem (26): apresentador não chegou a acordo com a Globo - Reprodução/TV Globo

Fernando Rocha no Bem Estar de ontem (26): apresentador não chegou a acordo com a Globo

DANIEL CASTRO

Publicado em 27/2/2019 - 6h41
Atualizado em 27/2/2019 - 10h06

O jornalista Fernando Rocha não apresenta mais o Bem Estar. A Globo decidiu ontem (26) não renovar o contrato do apresentador, que vai até agosto, e o afastou do programa de saúde e qualidade de vida. Ele já não apresentou o programa desta quarta-feira (27), e nem pôde se despedir no ar. A atração, que completou oito anos na última quinta (21), continua sob o comando de Mariana Ferrão.

Rocha foi dispensado oficialmente porque o Bem Estar não tem mais espaço e porque seu perfil não se encaixa mais no programa, que ficou mais sério. Em seu Instagram, o apresentador disse que agora poderá dar palestras e fazer publicidade.

Desde novembro, conforme revelou o Notícias da TV em primeira mão, corre o rumor de que a atração de saúde e vida saudável vai virar quadro de um novo programa matinal, possivelmente apresentado por Fernanda Gentil --nessa hipótese, o Encontro com Fátima Bernardes ficaria com o espaço do Vídeo Show.

O Bem Estar é apontado como um problema na grade da Globo. Ele não consegue alavancar a audiência que recebe do Mais Você (que já é menor do que os telejornais matinais) e, assim, prejudica o Encontro. Sua duração, que já foi de 40 minutos, foi reduzida a 20 minutos em dezembro e pode ser encurtada ainda mais.

A dispensa de Fernando Rocha, no entanto, pegou todo mundo de surpresa na Globo na manhã desta quarta. Ao ser transferido do departamento de Jornalismo para o Entretenimento, em dezembro, o Bem Estar passou a ter fila de anunciantes para fazer ações de merchandising, e esperava que isso desse sobrevida ao programa e aos cerca de 40 profissionais que o produzem.

Rocha lamenta não poder se despedir do público do Bem Estar, mas acredita que ainda pode continuar na Globo. Ele foi comunicado por Mariano Boni, novo mandachuva dos programas com entrevista, que sua dispensa do Bem Estar não fecha portas em outras áreas da casa.

"Meu contrato não foi rescindido, tenho contrato até agosto. Até lá, tenho total liberdade para tentar outras áreas, no Esporte, no Jornalismo, no Domingão do Faustão. Também estou livre para outros projetos, para projetos pessoais. Se eu não conseguir nada até lá [agosto], acabou. A Globo me liberou para buscar outras oportunidades, dentro ou fora da emissora", disse Fernando Rocha com exclusividade ao Notícias da TV.

Em nota na manhã desta quarta, a Globo confirmou que ela e "Fernando Rocha encerrarão seu vínculo de trabalho ao fim do contrato do apresentador, em agosto. Fernando entra de férias e deixa, nesta quarta-feira, dia 27, a função de apresentador do Bem Estar. Ele não será substituído e Mariana Ferrão continua à frente do programa".

Sobre o futuro do Bem Estar, por enquanto, não há informações oficiais.

Quase 30 anos de Globo
Fernando Rocha, 51 anos, está na Globo desde os anos 1993. Começou em Minas, como repórter de assuntos locais de Belo Horizonte. Em 1997, passou a trabalhar com esportes e a imprimir sua marca registrada, o bom humor. Decidiu, então, arriscar um voo mais alto, e virou apresentador do Globo Esporte em Recife. Ao mesmo tempo, produzia reportagens para o Jornal Nacional e Esporte Espetacular, para todo o país.

Em 2003, novo salto. Rocha se transferiu para São Paulo, onde cobriu o Campeonato Brasileiro, Copa América, Stok Car e Fórmula 1. Até que decidiu mudar de ares. "Chegou uma hora em que eu precisava ter a vida mais planejada, e, no Esporte, eram muitas viagens. Eu precisava de um plano. Consegui essa transição e cheguei, em 2006, à editoria do SPTV para começar praticamente tudo de novo, sem vaidade. Sugeri matérias, séries. Foi um dos momentos mais criativos da minha carreira", disse em depoimento ao Memória Globo.

Em 2009, Rocha foi convidado a participar do projeto Bem Estar, que só seria lançado dois anos depois. Seu jeito brincalhão e desengonçado lhe rendeu um convite para participar da Dança dos Famosos. Empenhado em mostrar que as dicas que dava no Bem Estar funcionavam, ele mesmo encarou uma rotina que o levou a perder 18 quilos, em 2015.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.