Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM APELO COMERCIAL

Globo cancela The Voice Brasil após 11 temporadas sem revelar grande sucesso

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Vestida de preto, Fátima Bernardes posa no cenário do The Voice fazendo o V com os dedos

Fátima Bernardes apresentou o The Voice no ano passado: nova temporada será a última

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 28/8/2023 - 20h01

O The Voice Brasil vai chegar ao fim na Globo. A emissora decidiu cancelar a competição depois de se frustrar com o resultado financeiro e de audiência da edição que foi ao ar no fim do ano passado. A 12ª temporada, marcada para novembro, será a última do formato.

A Globo cogitou até a possibilidade de sequer transmitir uma edição derradeira, mas as inscrições foram abertas, e a página segue ativa no Gshow, o que indica que o The Voice 2023 segue de pé. As gravações devem começar em outubro.

O The Voice chega ao fim sem conseguir que nenhum de seus vencedores fizesse sucesso na música. O nome mais conhecido que saiu do programa foi Lucy Alves, mas ela ficou famosa mesmo como atriz, após ser escalada para dar vida a Luzia de Velho Chico (2016). Os 11 vencedores do programa musical não tiveram apoio nem da Globo para alavancar suas carreiras, e a grande maioria segue no anonimato.

Fátima Bernardes vai comandar a edição derradeira do The Voice, com exibição às terças e quintas. A ideia é fazer algo especial para a última temporada, como o fechamento de um ciclo, com surpresas, convidados especiais e homenagens aos momentos mais marcantes da história do reality. O problema é que as cotas comerciais ainda não foram vendidas, e a emissora vai ter que tirar dinheiro do próprio bolso para colocar o programa no ar.

A equipe do The Voice Brasil já chegou a ser deslocada para outras produções, como o Pipoca da Ivete.

Apesar de ser um programa queridinho entre alguns telespectadores --os mais velhos, inclusive--, ele se tornou um fracasso comercial, e todo ano é um tremendo perrengue para conseguir vender as cotas de patrocínio. O formato não traz grandes novidades, o que afugenta o mercado publicitário, que prefere investir suas verbas em produtos mais inovadores.

O fim do The Voice foi determinante para o projeto de um programa para Fátima Bernardes sair do papel no GNT. Ela começará em breve a gravar sua nova atração, que será exibida entre outubro e novembro.

A 11ª temporada do The Voice Brasil chegou ao fim em dezembro como a menos vista da história e com a final de menor audiência do formato em um dia da semana --a edição inaugural foi transmitida nas tardes de domingo. O último episódio marcou apenas 15,3 pontos na Grande São Paulo, índice que ficou próximo dos 15,4 de ibope registrados pelo desfecho da edição de 2020.

A diferença é que, na época, a Globo tinha uma disputa acirrada contra A Fazenda pela liderança na faixa, o que não aconteceu no último ano. Apesar de ter se mantido em primeiro lugar, o The Voice com Fátima Bernardes fechou sua temporada com apenas 15 pontos de média.

Procurada, a Globo não retornou os contatos da reportagem.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.