NUDEZ NA NOTÍCIA
REPRODUÇÃO/CNN BRASIL
Rafael Colombo na edição do Novo Dia desta sexta (19): jornal mostrou mulher com seios de fora
A CNN Brasil demitiu nesta sexta-feira (19) um editor de conteúdo que liberou a exibição, sem edição, de um vídeo em que uma mulher estava com os seios de fora em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. A imagem foi mostrada no telejornal Novo Dia, comandado por Rafael Colombo, e provocou reclamações e até prejuízo financeiro para o canal de notícias.
O caso aconteceu no último sábado (13) e viralizou apenas na quinta (18). A mulher não identificada passeava com cachorros na avenida Atlântica, uma das mais movimentadas da cidade. Ela foi abordada pela Guarda Municipal após reclamações e levada à delegacia.
O incidente foi registrado como ato obsceno pela Polícia Civil, segundo a corporação divulgou em nota. A mulher alegou estar apenas passeando com seus cachorros e foi liberada após dar depoimento.
A CNN Brasil deixou de cumprir protocolos de edição na hora de exibir a imagem no telejornal. Uma das regras é cobrir o rosto da pessoa para evitar seu reconhecimento e sexualização. Rafael Colombo contou a história normalmente no Novo Dia, mas o vídeo foi mostrado sem qualquer tratamento.
Como é mostrado ao vivo no YouTube, que tem regras rígidas para nudez, o caso rapidamente foi detectado pelo algoritmo. A CNN Brasil acabou perdendo a monetização do jornal na plataforma de vídeos do Google, segundo apurou o Notícias da TV. A edição desta sexta do Novo Dia teve 130 mil visualizações, audiência que seria convertida em monetização e paga em dólar.
Não houve correção da nudez na internet até o fechamento da reportagem. O fato fez barulho nos bastidores. Antes do problema, o editor de conteúdo tinha pedido demissão para trocar de emprego na semana passada, e cumpriria aviso prévio até a semana que vem. A CNN Brasil, então, decidiu antecipar sua saída. Ele assinará os documentos do desligamento na segunda (22).
Nudez ou imagens chocantes demais não são permitidas na CNN Brasil. Produtores e chefes orientam edição rígida de vídeos considerados fortes. O objetivo é evitar ações judiciais e incômodo do público.
Veja o vídeo do momento na CNN Brasil:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.