Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MERCADO DE PUBLIS

Globo avança como agência de influencers e passa a 'vender' Patrícia Poeta

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Patrícia Poeta no Encontro

Patrícia Poeta no Encontro: Globo passa a agenciar carreira publicitária de sua apresentadora

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 2/12/2022 - 6h35

A Globo deu um novo passo importante no projeto de agenciamento comercial e artístico que tem feito com alguns de seus talentos. Depois de um teste bem-sucedido com Tadeu Schmidt, apresentador do Big Brother Brasil, a emissora agora passou a vender ao mercado a jornalista Patrícia Poeta, que comanda diariamente o programa Encontro.

Segundo apurou o Notícias da TV, a Globo passou a representar Patrícia na semana passada. Uma profissional, que já tinha sido designada para cuidar dos negócios de Schmidt e prestar atendimento para anunciantes, também está prestando o mesmo serviço para a ex-apresentadora do Fantástico e do Jornal Nacional.

Anteriormente, Patrícia Poeta tinha um empresário responsável por esses contratos com marcas interessadas em sua imagem. A comandante do Encontro agora colocou nas mãos da emissora a responsabilidade de buscar novas oportunidades comerciais, não somente na TV, mas principalmente nas redes sociais. A jornalista tem 3,1 milhões de seguidores e um bom engajamento.

Em agosto, sem muito alarde, a Globo passou a colocar em prática um plano de conversar diretamente com empresas que querem fazer comerciais nas redes sociais ou qualquer tipo de ação com seus contratados. É um processo semelhante ao que fazem agências como a Mynd8, uma das maiores do país e que tem Preta Gil como sócia.

A líder de audiência encontrou nessa iniciativa um novo modelo de negócio. A Globo percebeu que pode faturar alto e ter maior controle das ações comerciais que são veiculadas se ela mesma conseguir representar os artistas com quais tem contrato fixo. 

Globo cobra taxa mais baixa

Para ser competitiva com outras agências que fazem esse tipo de negociação --como Play9 (do youtuber Felipe Neto e do executivo João Pedro Paes Leme) e a Mynd8--, a Globo pratica taxas mais baixas de comissão com Tadeu Schmidt. A emissora tem pedido 10% do valor de cada contrato fechado. A praxe do mercado é entre 20% e 30% de repasse para a intermediária.

A empresa quer usar a taxa mais competitiva como estratégia para entrar no mercado e mostrar seu diferencial: a expertise na produção de conteúdo, que as agências normalmente precisam terceirizar.

Por enquanto, a Globo tem tratado tudo como um teste. Se a experiência der certo, o plano da área de marketing, que é ligada ao comercial da Globo, é conversar com outros artistas além de Tadeu Schmidt e de Patrícia Poeta. 

Ao ser procurada pelo Notícias da TV em agosto, a Globo confirmou suas intenções em relação ao novo mercado, mas disse que tudo ainda é um piloto para um salto maior no futuro.

"O trabalho que tem sido realizado com Tadeu Schimdt é um projeto piloto. Considerando o momento de sua carreira e a transição do Jornalismo para o Entretenimento, entendeu-se que seria importante contar com o apoio da Globo e a expertise da empresa no relacionamento com o mercado publicitário para ajudá-lo a compreender as especificidades e o apoiar nesse momento de sua trajetória profissional", disse a Comunicação da empresa. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.