Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FAKE NEWS

Globo ameaça jornalistas que se recusam a seguir 'cartilha da Covid-19'? Entenda

REPRODUÇÃO/TV GLOBO/TWITTER

Montagem de fotos com Maju Coutinho no Jornal Hoje e documento falso da Globo

Maju Coutinho no comando do Jornal Hoje; documento falso assinado por editor da Globo circula na web

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 25/4/2021 - 17h47

Na última semana, um documento digital "sigiloso" supostamente assinado pelo editor-chefe do Jornal Hoje, Claudio Marques, começou a circular nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. A publicação aponta que a Globo teria uma cartilha para a cobertura da pandemia e, em caso de descumprimento, os jornalistas poderiam sofrer "medidas cabíveis". Em nota divulgada no sábado (24), a emissora comunicou que o documento é falso.

Uma das orientações seria "não dar espaço para autoridades, servidores ou pesquisadores que defendam a política de combate à Covid-19 implementada pelo governo bolsonarista".

A nota, feita em um editor de texto para computador, usa o logotipo antigo da Globo. "É falso o documento supostamente vazado que está sendo compartilhado nas redes sociais com o que seriam recomendações de pauta sobre a Covid-19 assinadas pelo editor-chefe do Jornal Hoje, Claudio Marques", informou a líder de audiência, em nota.

O documento ganhou força entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro como algo que tivesse sido divulgado por um funcionário demitido da Globo.

No rodapé da falsa orientação, consta uma ameaça do editor-chefe: "Esta diretoria acompanhará os respectivos editores, apresentadores e jornalistas com vista ao fiel cumprimento desta pauta e adotará, no caso de descumprimento, as medidas cabíveis".

"A Globo continuará vigilante e atuará de pronto na prevenção e em reação às denúncias de campanhas veiculadas em sites que disseminam desinformação, como sempre fez, e reafirma o seu compromisso com informação correta e com o seu o público", explicou a Globo sobre a farsa.

Veja abaixo o documento que circula em redes como Twitter, Facebook e WhatsApp. O selo de falso foi colocado pela reportagem do Notícias da TV:

_

Leia abaixo a nota completa da Globo sobre o caso:

"A Globo tem como pilar o jornalismo de qualidade, praticado com isenção e pluralidade, o que é reconhecido por seu público. E tem participado ativamente da luta contra notícias falsas com o projeto Fato ou Fake, que distingue fake de fato no que circula hoje em dia. Por isso, reforça que é falso o documento supostamente vazado que está sendo compartilhado nas redes sociais com o que seriam recomendações de pauta sobre a Covid-19 assinadas pelo editor-chefe do Jornal Hoje, Claudio Marques."

"A Globo continuará vigilante e atuará de pronto na prevenção e em reação às denúncias de campanhas veiculadas em sites que disseminam desinformação, como sempre fez, e reafirma o seu compromisso com informação correta e com o seu o público."

"Periodicamente, surgem sites e perfis falsos em nome da Globo ou de seus talentos. Para ajudar o telespectador a se prevenir contra essas páginas, a emissora mantém permanentemente em seu site uma área de Boatos e Alertas, na qual o telespectador e o internauta podem se informar sobre o que anda circulando na rede."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.