Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Bem, amigos...

Galvão Bueno lança livro e revela o maior mico da carreira; saiba qual

Reprodução/TV Globo

Galvão Bueno faz aparição no Jornal Nacional antes do amistoso entre Brasil e Chile, em março - Reprodução/TV Globo

Galvão Bueno faz aparição no Jornal Nacional antes do amistoso entre Brasil e Chile, em março

PAULO PACHECO

Publicado em 5/4/2015 - 7h12

O narrador Galvão Bueno reuniu seus 40 anos de carreira nas transmissões esportivas no livro Fala, Galvão!, a ser lançado na próxima terça (7), em São Paulo. Na biografia, escrita por ele e o jornalista Ingo Ostrovsky, o locutor esportivo relembra o início no rádio, a ida para a Globo, a paixão pelo automobilismo e os 7 a 1 da Alemanha contra o Brasil. Ele também conta seu maior mico, quando narrou um jogo errado de Copa do Mundo.

Em 1974, no Mundial da Alemanha, Galvão Bueno estava na TV Gazeta e foi escalado para transmitir o jogo entre Bulgária e Suécia. O jovem locutor, entretanto, se confundiu e narrou, sem perceber, Alemanha Oriental x Austrália.

"Em determinado momento, lá pelos 15 minutos do primeiro tempo, a Suécia foi ao ataque, Simonsen chutou em gol e a bola saiu pela linha de fundo. 'Tiro de meta para a Bulgária.' Quando eu disse isso, a câmera deu um close no placar e apareceu: Alemanha Oriental 0 x 0 Austrália. O jogo era outro!", relembra Galvão.

O locutor ficou impressionado com o erro, mas não o corrigiu no ar e seguiu o jogo como se nada tivesse acontecido. "Olhei para os lados, meus colegas estavam tão surpresos quanto eu. Comecei a narrar 'Tiro de meta para a Alemanha Oriental', e fomos em frente. Austrália de amarelo, Alemanha Oriental de branco", recorda.

O livro tem o prefácio do ex-jogador Ronaldo Nazário de Lima, o Fenômeno, eventualmente convidado pela Globo para participar das transmissões de jogos da seleção brasileira ao lado de Galvão Bueno.

Atleta na infância e adolescência, Galvão Bueno começou a carreira no jornalismo esportivo em 1974, aos 24 anos, após participar de um concurso da rádio Gazeta. Em 1981, mudou-se para a Globo e virou o narrador número um da emissora em Copas a partir de 1990, na Itália.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.