Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

HOMENAGEM

Após 5 anos, Silvio de Abreu volta à Globo em tributo no aniversário da emissora

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Silvio de Abreu está sentado em uma cadeira, com microfone, falando no Ofício em Cena

Silvio de Abreu no Ofício em Cena, da GloboNews: autor voltará à Globo em 2025 no Tributo

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 21/7/2024 - 8h10
Atualizado em 21/7/2024 - 9h37

Fora da Globo desde 2020, Silvio de Abreu voltará à emissora no ano que vem. O autor de sucessos como Guerra dos Sexos (1983), Sassaricando (1987) e Rainha da Sucata (1990) foi convidado para participar do Tributo a Glória Menezes, estrela de várias produções suas. Ele gravou seu depoimento diretamente da sua casa em São Paulo.

Abreu, de 81 anos, não titubeou em aceitar o convite da Globo para participar do programa que será exibido na programação especial de 2025, ano em que a emissora completa seis décadas de existência. A segunda temporada do Tributo também homenageará Walcyr Carrasco, Dennis Carvalho, Tony Tornado, Susana Vieira, Neusa Borges e Francisco Cuoco.

Glória Menezes viveu grandes personagens criadas por Abreu, como a vilã Laurinha Figueroa, de Rainha da Sucata, e a temperamental Roberta Leone, de Guerra dos Sexos. Ela fez ainda mais outras quatro novelas do autor.

Silvio não só escreveu sucessos como Belíssima (2005) nos 42 anos que passou na Globo. À frente do departamento de dramaturgia, ele também promoveu um processo de reformulação de autores --lançando como titulares nomes do nível de Lícia Manzo, Duca Rachid, Thelma Guedes, Angela Chaves, Alessandra Poggi e Manuela Dias.

Ele deixou a Globo em 2020, em um processo de profundas transformações na emissora, obcecada pela ideia de se tornar uma "media tech" e se manter competitiva com grandes empresas de tecnologia e entretenimento. Abreu não concordou com intervenções de outros setores nos orçamentos das novelas que comandava e deixou o posto.

Contratado pela Max em outubro de 2021 para ser supervisor de novelas na plataforma --ele ajudou a aprovar Dona Beja e Beleza Fatal, ambas sem data para estrear--, Abreu deixou seu cargo em março do ano passado e, agora, trabalha por obra.

"Foi um período de muito trabalho e grande aprendizagem. O novo mercado do streaming é muito estimulante e desafiador. Pude conhecer autores extremamente talentosos e competentes, de hábitos e culturas diferentes e supervisionar histórias apaixonantes que, tenho certeza, vão atrair o interesse da audiência global", explicou ele.

"Depois desse período tão intenso de trabalho, prefiro me dedicar a projetos específicos, em que eu possa escolher e gerenciar melhor o meu tempo de dedicação", disse Silvio de Abreu em nota enviada pela Max na época.

O ex-autor da Globo chegou no streaming para produzir novelas curtas. Levou com ele Mônica Albuquerque, que também era uma executiva poderosa na Globo --e que está em processo de desligamento da plataforma, da qual se desligará de vez no próximo dia 3.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.