LUZ
Reprodução/Instagram
Isabela Garcia com Jardel Honório e Biel Cano, integrantes do elenco mirim da série Luz
Isabela Garcia estreou na TV aos quatro anos, em um episódio do programa Caso Especial (1971-1995), da Globo. Pegou gosto pela arte e não parou mais. Agora, usa a própria experiência como artista precoce para treinar os astros do amanhã --ela foi a preparadora do elenco mirim da série Luz, produção da Floresta lançada pela Netflix na semana passada.
"Como eu já tive essa experiência profissional e de vida, não preciso me esforçar para entender as mentes e os sentimentos das crianças e de seus responsáveis. Com isso podemos ter uma abordagem mais humana e um resultado que seguramente vai imprimir no vídeo", conta a atriz de 56 anos.
Curiosamente, Isabela não é a primeira atriz de sua família a trabalhar como preparadora de crianças. Sua irmã, Rosana --que ficou famosa como a Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo (1977-1986)--, já tinha migrado para a área e trabalhou em Paraíso Tropical (2007), Malhação (1995-2020) e A Vida da Gente (2011), entre outros projetos na Globo e na Record.
Trabalhar com crianças traz desafios específicos, como diárias mais curtas e a conciliação das gravações com os estudos. Em Luz, os pequenos são os protagonistas e estão em cena praticamente o tempo todo. Para Isabela, era fundamental que eles cumprissem sua função, mas que a equipe não se esquecesse de que, no fim das contas, estava lidando com crianças no set.
"Tivemos muitas histórias emocionantes, mas eu acho que o que mais me marcou foi ver o amadurecimento profissional destas crianças. O maior desafio vem exatamente junto disto. É não deixar ninguém esquecer que eles são crianças. É 'tomar conta' para que eles façam um trabalho incrível, fazendo parte da brincadeira", filosofa a atriz.
"Trabalhar com as crianças foi emocionante! Nós chegávamos, sentávamos em roda, e cada um tinha dois minutos para falar como estava, contar algo do seu dia, ou dividir o que quisesse. Aqui, muitas vezes, a gente chorava de rir das histórias; em outras, nos abraçávamos emocionados", conta Isabela. "Depois, partíamos para nosso momento de meditação --isso foi algo que eles realmente colocaram na vida deles e usaram da melhor forma durante todo o trabalho. Só depois, começávamos os 'ensaios'."
O envolvimento de Isabela Garcia com Luz, no entanto, teve início muito antes das gravações. "Eu trouxe gradativamente pequenos grupos e fui trabalhando a interação entre as crianças, até chegar ao elenco completo. Ali, comecei o trabalho de união do grupo e de respeito pelos colegas. Isso foi feito por meio de dinâmicas, jogos teatrais e brincadeiras, formando a grande base do nosso trabalho: amor, acolhimento e celebração das individualidades."
"No trabalho de preparação, primeiro estudamos o personagem, depois as cenas. Só então decoramos os textos. Na fase de estudo das cenas, faço com que eles enxerguem como cada frase pode ser pensada de várias formas. É isto que traz repertório para que, quando o diretor pedir algo diferente do que ensaiamos durante a preparação, eles estejam aptos a atender", explica.
"Muito importante, também, foi o trabalho da terapeuta Lilian Marques. Em uma série onde o foco principal são as crianças, elas precisam estar mesmo muito bem cuidadas. Sou muito feliz por esta parceria com a Lilian!", valoriza.
A primeira temporada de Luz já está disponível na Netflix. Confira o trailer da primeira série infantojuvenil brasileira:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.