Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DISPUTA

Corinthians vai à Justiça para impedir Jovem Pan de exibir jogo do Brasileirão

DIVULGAÇÃO/CORINTHIANS

Gabriel, jogador do Corinthians, tenta chutar uma bola na Neo Quimica Arena em uma partida do Campeonato Brasileiro

Gabriel, do Corinthians; parceiro da Globo, clube vai à Justiça contra Athletico e Jovem Pan

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 20/8/2021 - 11h52

O Corinthians entrou com uma ação na Justiça de São Paulo nesta sexta-feira (20) para tentar impedir a transmissão do jogo contra o Athletico Paranaense pela Jovem Pan no YouTube e na plataforma Twitch. O confronto está marcado para domingo (22), às 16h. Após analisar a questão com seu corpo jurídico, o clube entendeu que poderia sofrer punições pelo seu contrato de exclusividade com a Globo.

O time confirmou a informação em nota oficial. Desde a última quinta (19), o departamento jurídico do segundo clube mais popular do Brasil estudava o acordo com a Globo para saber se entrava com o processo. A agremiação tem contrato até 2024 de exclusividade na TV aberta, TV paga e pay-per-view.

O Corinthians alega que não foi consultado pelo Athletico Paranaense para a transmissão em questão. O Furacão promete exibição também em sua plataforma própria, o Furacão Live. A Jovem Pan e o Twitch entraram na questão porque compraram os direitos do jogo com o clube.

O time paranaense se baseia em um contrato de pay-per-view feito com a empresa Livemode durante a vigência da antiga MP do Mandante em 2020, que dá ao anfitrião das partidas o direito de transmissão. Globo e Athletico brigam na Justiça desde então. Hoje, o Athetico tem uma liminar ao seu favor que autoriza as transmissões em circuito fechado mediante pagamento de assinatura. 

O Notícias da TV apurou que a informação foi bem recebida pela Globo. Mesmo que o processo corintiano não dê em nada, isto é um sinal de que o clube é um grande aliado da emissora em futuras questões. A líder de audiência só monitora e apoiará o clube no que for necessário. 

Corinthians e Globo são grandes parceiros. No ano passado, articulou com outros clubes um apoio à emissora para que os contratos assinados para o Brasileirão entre o ciclo 2019-2024 fossem cumpridos, após a líder de audiência rescindir o contrato do Campeonato Carioca em uma celeuma com o Flamengo.

A informação foi publicada inicialmente pelo site Meu Timão. Na Jovem Pan, Athletico x Corinthians terá narração de Nilson César com comentários de Vampeta. O jogo terá transmissão da Globo para São Paulo e parte do Brasil com o narrador Cléber Machado.

A partida não será transmitida para Curitiba (PR) porque o contrato com o clube prevê bloqueio do sinal para a cidade onde ela é realizada, por questões comerciais.

Veja a nota do Corinthians que confirma o processo: 

"O Sport Club Corinthians Paulista esclarece que promoverá nesta sexta-feira, 20 de agosto, um pedido de tutela antecipada, cujo objetivo é determinar a abstenção da transmissão não autorizada da partida contra o Athletico Paranaense, a ser disputada no próximo domingo (22/8) na Arena da Baixada, casa de nosso adversário.

As transmissões dos jogos de futebol são reguladas pela Lei Geral do Esporte (lei nº 9.615/98), conhecida como Lei Pelé. Desde 1998, para que imagens de partidas possam ser captadas, fixadas, emitidas, transmitidas, retransmitidas e/ou reproduzidas, por qualquer meio, é indispensável haver consenso entre o clube mandante e o visitante.

No entanto, no caso da partida em questão, não houve nenhum contato por parte do mandante ou de terceiros - por cujas plataformas a equipe do Paraná anuncia que transmitirá a partida.

O Corinthians, desta forma, entendeu ser cabível o ajuizamento da referida ação, sempre com o foco no resguardo de seus legítimos interesses.

Atenciosamente,
Sport Club Corinthians Paulista"


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.