Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Ficou mais de um ano no ar: Maior novela da história da Globo estreava há 53 anos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cláudio Marzo em foto preto e branco atende ao telefone em cena de A Grande Mentira

Cláudio Marzo viveu o protagonista Roberto na novela A Grande Mentira (1968), da Globo

THELL DE CASTRO

Publicado em 6/6/2021 - 6h45

Mais longa novela da história da Globo, A Grande Mentira estreava há 53 anos, em 5 de junho de 1968. Um dos primeiros sucessos da emissora, a produção era mais um dramalhão da era Glória Magadan (1920-2001).

Escrita por Hedy Maia e dirigida por Fábio Sabag e Marlos Andreucci, a trama era estrelada por Cláudio Marzo, que vivia Roberto, e Myrian Pérsia, no papel de Maria Cristina. Completavam o elenco nomes como Gilberto Martinho, Neuza Amaral, Hélio Souto, Edney Giovanezzi, Maria Helena Dias, Eloísa Mafalda e Felipe Carone, entre outros.

O enredo era simples: ao ser atropelada pelo milionário Roberto Albuquerque Medeiros, a jovem Maria Cristina, moça pobre e simples, se apaixona por ele. Quando é levada para a mansão da família, acaba sendo desprezada por todos, incluindo a mãe do galã, Veridiana, que faz de tudo para separar o casal.

A Grande Mentira ficou mais de um ano no ar, com 341 capítulos, terminando em 4 de julho de 1968. Na época, a Globo ainda não transmitia sua programação em rede nacional, e a trama foi exibida somente no Rio de Janeiro. Na capital paulista, a produção foi ao ar entre junho de 1969 e junho de 1970.

Além da longa duração, a novela ficou marcada por alguns fatos curiosos. Um deles é que Glória Magadan, que mandava e desmandava no núcleo de dramaturgia da Globo, acabou retirando o casal de protagonistas da história, colocando substitutos em seu lugar. Mas o público reagiu mal, fazendo com que Marzo e Pérsia voltassem em cena.

A Grande Mentira foi gravada inteiramente na sede da Globo em São Paulo, onde funcionava a antiga TV Paulista. Sem a estrutura necessária, o elenco precisava virar madrugadas para gravar as cenas, já que outros programas eram feitos no local, como o de Silvio Santos.

O diretor Marlos Andreucci sofreu um aneurisma durante a gravação de uma cena da novela. Em depoimento ao projeto Memória Globo, a atriz Neuza Amaral enfatizou que o diretor ainda teve a iniciativa de proteger a câmera antes de cair no chão.

Assim como diversas outras novelas dos primeiros anos da Globo, não existem mais registros de A Grande Mentira. Na época, as fitas eram reutilizadas, por serem caras, e a emissora ainda sofreu vários incêndios, que dizimaram muitos itens de seu arquivo.

Ranking geral

Apesar de ser a novela mais longa da história da Globo, A Grande Mentira não é a recordista de capítulos da televisão brasileira.

O posto pertence a Redenção, exibida pela TV Excelsior entre 1966 e 1968, com 596 capítulos; em seguida, vem As Aventuras de Poliana, do SBT, que teve 563 episódios entre 2013 e 2015.

As duas novelas da Globo que mais chegam perto de A Grande Mentira são Irmãos Coragem (1970-1971), com 328 capítulos, e O Homem que Deve Morrer (1971-1972), com 258. Atualmente, é muito difícil que uma produção da emissora ultrapasse a marca dos 200 capítulos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.