INGRATIDÃO?
REPRODUÇÃO/STARPLUS
O diretor de TV Eddy Newton em depoimento à série A Superfantástica História do Balão
O programa Balão Mágico, derivado do grupo infantil A Turma do Balão Mágico, fez grande sucesso na Globo entre 1983 e 1986. Na época, os diretores Eddy Newton (1943-2023) e Nilton Travesso tinham contato próximo e quase diário com os quatro cantores: Simony, Mike Biggs, Vimerson Cavanillas (o Tob) e Jairzinho. No entanto, os dois demonstram mágoas por se sentirem esquecidos pelos ex-astros mirins.
Em depoimento à série documental A Superfantástica História do Balão, que estreou na quarta (12) no Star+, Travesso, diretor do Balão Mágico na Globo, falou sobre o fim do programa e sobre como ficou a relação com os artistas.
Ele contou que havia uma percepção de que a audiência estava caindo e que as crianças já não se interessavam mais pela atração como antes. Ficou decidido, então (por ordem de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, diretor da alta cúpula de entretenimento da Globo na época), que o Balão Mágico deveria sair do ar ainda no auge.
Nilton Travesso entendeu a questão do fim do programa, mas ainda hoje sente tristeza pelo desfecho pessoal de sua relação com os quatro apresentadores.
"A única coisa que eu sinto é que a gente faz tudo isso, acolhe como se fosse aqueles pintinhos, abraça. E o tempo passa, e você é esquecido. Ninguém é capaz de dar um telefonema [e dizer]: 'Travesso, tudo bem? Como é que você tá? Tá vivo?'. Isso eu sinto muito. É uma coisa que me machuca", declarou.
Eddy Newton, que também foi diretor do Balão Mágico na Globo, tem opinião parecida. Ele criticou especialmente Simony e o fato de ela ter posado nua para a Playboy, em 1994.
"Quando ela posou para a Playboy, eu falei: 'Esse é o instinto dela. Vai ter a vida dela'. Já não tinha amizade. Nem telefonema, ela não sabe nem quando eu faço aniversário. Nem no Natal, nunca me mandaram nada. É uma coisa de ingratidão ao quadrado", desabafou ele.
A série documental foi gravada em 2021. Eddy Newton morreu em 6 de maio de 2023, vítima de complicações de um câncer de pulmão.
Boni também participa da atração e, por sua vez, não demonstra mágoa dos ex-astros mirins. Nem compaixão. Para ele, o Balão Mágico foi um sucesso e terminou na hora certa. "Todo pioneirismo tem um preço. Mas acho que eles foram extremamente bem remunerados pelo sucesso", afirmou.
A série documental tem três episódios e conta a história de ascensão e declínio do Balão Mágico, assim como as glórias e consequências que a fama teve para os quatro integrantes do grupo. A atração nacional está disponível na íntegra no streaming Star+.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.